Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 11/09/2020

A importância do planejamento nos cuidados com a casa

Quarto, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, varanda… São muitos cômodos que precisam de cuidados no dia a dia, não é mesmo? Se você quer dar conta de tudo sem se esquecer dos detalhes (como tirar poeira das luminárias, cortinas, quadros e porta-retratos), é fundamental montar um planejamento o que precisa ser feito semanal e diariamente. Para te provar que esse tipo de cuidado é essencial, nós preparamos uma matéria falando sobre como pode ser benéfico botar na ponta do lápis (ou em um planning) todos os cuidados com a casa. Confira!

Com planejamento, você organiza os dias de faxina na casa e otimiza tempo

A melhor forma de manter a casa sempre limpa e organizada é planejar os dias de faxina para cada cômodo – você pode se programar para lavar os banheiros na segunda, por exemplo, a cozinha na terça, os quartos na quarta, a sala na quinta e assim por diante. Assim, você não precisa faxinar tudo de uma vez (o que acaba sendo muito trabalhoso e cansativo) e consegue otimizar melhor o seu tempo no dia a dia.

Vale destacar no entanto, que existem também algumas tarefas que precisam ser feitas diariamente, como arrumar a cama, preparar comida, lavar louça, cuidar do pet e das plantas e tirar o lixo. A boa notícia é que, com um bom planejamento, você pode determinar horas para realizar todos esses pequenos afazeres. Você pode lavar louça em dois momentos diferentes (depois do almoço e da janta, por exemplo) e regar as plantinhas sempre de manhã (em horários menos quentes, para que a água não evapore rápido). Para se lembrar de tudo, faça um planning diário e outro semanal, com todas as tarefas anotadinhas.

Fazendo um checklist de organização e limpeza doméstica, você não corre o risco de esquecer tarefas pequenas (mas importantes)

Sempre tem alguma tarefa que a gente acaba esquecendo de fazer no dia a dia, não é mesmo? Tem gente, por exemplo, que se esquece de limpar o ventilador de teto (ou o ar-condicionado), a parte interna da geladeira (todas as gavetas e prateleiras) e até mesmo pequenos objetos de banheiro, como o porta escova de dentes e a saboneteira.

Para não correr o risco de deixar de lado essas tarefas por pura distração, é muito importante ter um planejamento detalhado – você pode anotar em um quadro branco, em post-its colados na parede, na geladeira ou até mesmo em uma planilha online -, indicando todos os objetos que precisam ser limpos ou organizados em determinadas datas. O ventilador de teto, por exemplo, deve ser limpo uma vez a cada 15 dias – afinal, caso ele acumule muita poeira, irá espalhar sujeira por todo o cômodo sempre que for ligado. Uma boa sugestão para evitar isso é se planejar para limpá-lo em dois sábados de cada mês. Seguindo essas dicas, não tem erro!

Organize a lista de compras do mês para otimizar tempo no mercado e não esquecer itens importantes

Além de planejar os cuidados com a limpeza e organização da casa, não se esqueça de montar a lista de compras do mês, ok? Assim, você pode indicar a quantidade exata de cada item (por exemplo: 2 sacos de arroz, 2 de feijão, 1 de açúcar, 1 de sal etc.) e também não corre o risco de esquecer coisas importantes.

Uma boa dica é separar a lista de acordo com a seção dos produtos, fazendo um setor só para os frios (queijo, manteiga, requeijão, iogurte e embutidos); outro para os biscoitos e pães; para as frutas e legumes (banana, maçã, limão, cenoura, batata etc.); para as carnes (vermelhas e brancas); produtos de limpeza e lavanderia (detergente, esponja, sabão em pó, amaciante, entre outros) e por aí vai. Ao fazer esse planejamento mais detalhado das compras de mês, é possível otimizar o tempo de mercado e ainda sair bem pleno, com aquela sensação de que não esqueceu nada! Melhor coisa, né?