Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que devo fazer em uma faxina? Saiba por onde começar e quais produtos não podem faltar
Meu Lar 03/12/2019

O que devo fazer em uma faxina? Saiba por onde começar e quais produtos não podem faltar

Na hora de fazer faxina na casa é necessário recorrer a produtos de limpeza específicos, sabia? Além dos acessórios básicos – vassoura, rodo, baldes, panos, flanelas e esponjas – você também precisa separar produtos para lavar os pisos, bancadas, vidros, móveis e, assim, garantir que todas as sujeiras saiam. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos um tutorial de como fazer uma faxina nos cômodos de forma completa. Assim, você descobre por onde deve começar e verifica quais produtos não podem ficar de fora. Confira!

Por onde devo começar?

Caso você esteja se perguntando por onde deve iniciar a faxina, aqui vai uma dica de ouro: organize um cronograma de limpeza e, assim, destine diferentes dias da semana para fazer faxina em todos os cômodos. Uma boa dica é começar pelos quartos, seguir para a sala e deixar a cozinha e o banheiro por último (que são cômodos que demandam uma limpeza mais profunda).

Você pode limpar os quartos na segunda-feira, a sala na terça, a cozinha na quarta e o banheiro na quinta. Que tal? Depois de montar um calendário da faxina, você deve fazer uma lista dos produtos de limpeza que não podem faltar (que devem estar sempre presentes na sua lista de compras).

Quais produtos não podem faltar?

Para se organizar melhor no dia a dia de limpeza faça uma lista com todos os produtos indispensáveis para a faxina: desinfetante, detergente, álcool, limpa vidros, água sanitária, limpadores multiuso, esponja, flanela e pano. Eles serão usados na limpeza de todos os cômodos, então tente não se esquecer de nenhum!

Comece tirando a poeira com uma vassoura ou aspirador de pó

O primeiro passo para limpar os pisos e móveis é tirar a poeira de forma mais prática. Você pode começar usando a vassoura para tirar bem o pó do cômodo ou então recorrer ao aspirador. Esse aparelho é bem prático, funcional e também pode ser usado para limpar as paredes, almofadas, tapetes e até mesmo móveis (consegue remover bem as sujeiras sem danificar as superfícies). Basta tirar a poeira da forma que preferir!

Para limpar bancadas e partes internas dos móveis você pode usar uma flanela macia e, se julgar necessário, também colocar um pouco de lustra móveis, que ajuda a limpar, dar brilho e hidratar a superfície. Fica a dica!

Faça uma lavagem apropriada de acordo com o tipo de piso

Depois de tirar a poeira (com vassoura, aspirador ou flanela) você pode fazer uma lavagem mais caprichada, mas sempre atentando ao material do piso para não cometer erros. A solução de desinfetante + água, por exemplo, costuma ser útil na lavagem de pisos de cozinha e banheiro (que são geralmente de cerâmica).

A boa notícia é que também existem desinfetantes específicos para a limpeza de pisos de madeira. Basta fazer a solução desse produto + água em um balde, molhar o pano e, então, passar por todo o chão. Uma boa dica para facilitar a sua vida nesse quesito é recorrer aos mops – tipos de rodos mais modernos que podem cumprir diferentes funções.

Limpe os vidros com álcool, detergente ou com um limpador de vidros específico

Para limpar os vidros da casa – das janelas, sacadas e móveis – uma boa dica é recorrer ao limpa vidros (um produto específico para a limpeza dessa superfície). Mas, caso você queira limpar vidros de cozinha (que geralmente acumulam mais gordura) uma boa dica é fazer uma solução mais potente para deixar a superfície brilhando! Para isso, misture álcool, detergente e água e esfregue o vidro com uma flanela ou com o lado macio de uma esponja. Por fim, você também pode usar o limpa vidros para dar o toque final. Desse jeito fica impecável!

Jogue água sanitária nos ralos e no interior do vaso sanitário

Não se esqueça de também limpar os pontos críticos da casa, ok? Na hora de fazer a faxina do banheiro, por exemplo, uma boa dica é usar água sanitária para desinfetar o interior do vaso e também dos ralos. Para limpar a pia e a parte de fora do vaso, no entanto, o ideal é que você use um pouco de álcool e limpadores multiuso. Assim não tem erro!

Veja mais