Limpeza

Para limpar piso de madeira sem mistérios: o guia definitivo para você não errar nessa tarefa

Atenção aos produtos utilizados para a limpeza do piso de madeira para evitar estragar a superfície
Atenção aos produtos utilizados para a limpeza do piso de madeira para evitar estragar a superfície

O piso de madeira está presente em diversas residências, ainda mais porque traz aquela aparência clássica e rústica ao ambiente. Porém, para manter o estilo e a beleza do piso (especialmente no que diz respeito ao piso de taco), é necessário tomar alguns cuidados com o material, que é mais sensível. Na hora de limpar, por exemplo, o uso de produtos inadequados pode ser prejudicial. Por isso, nós preparamos um guia definitivo para limpar piso de madeira sem sofrimentos. Se liga:

Primeiro passo: varrer o piso com vassouras que não danificam a madeira

A chave para evitar qualquer problema é investir em produtos de qualidade e que são comprovadamente adequados para a limpeza do piso de madeira. No primeiro passo da limpeza, por exemplo, é indicado varrer o chão para tirar o "grosso" da sujeira acumulada na madeira, mas não com qualquer vassoura. Devem ser utilizadas vassouras com cerdas macias ou de pelo sintético, pois estas não irão danificar o piso.

Desinfetante e pano úmido fazem a maior parte da limpeza

Depois de varrer apropriadamente o chão de madeira, é hora de passar o pano úmido na superfície. O crucial nesse momento é escolher um desinfetante apropriado para o uso em madeiras. Além disso, é importante saber bem a quantidade certa do produto a ser colocada, de acordo com a quantidade de água que tem no balde que você vai usar para a limpeza.

Secar bem o piso é fundamental para não prejudicar a madeira

É fundamental que o pano esteja apenas úmido, pois se estiver cheio de água isso será ruim para o piso. O excesso de água prejudica a qualidade da madeira, então se não houver esse cuidado é bem provável que em pouco tempo o chão da sua casa esteja severamente comprometido. Na hora de passar o pano úmido, faça isso gentilmente, justamente para que o piso não fique molhado, e, ao final, passe um outro pano, porém seco e limpo, para tirar qualquer resquício de água que possa ter ficado na madeira.

Se for encerar, atenção à quantidade do produto

Para finalizar, você pode encerar o piso para deixá-lo com um aspecto brilhoso e ainda mais bonito, mas há ressalvas: não são todos os pisos de madeira que aceitam esse tipo de procedimento e mesmo os pisos que aceitam não devem receber uma quantidade grande. Recomenda-se apenas uma pequena camada de cera. Além disso, deve-se buscar um produto que seja adequado para a sua madeira. Agora, para acabar: esfregue o piso levemente com uma flanela macia e ele estará pronto!

Matérias: Limpeza

Ver mais