Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você realmente sabe usar os produtos de limpeza? Dê adeus ao desperdício na faxina da casa
Meu Lar 15/10/2019

Você realmente sabe usar os produtos de limpeza? Dê adeus ao desperdício na faxina da casa

Hora da faxina! Depois de colocar aquela playlist animada e separar todos os produtos, já pode começar a limpeza. Só que aí você percebe que aquele desinfetante que prometia render 10 vezes mais acabou e você nem reparou… Se reconheceu nesse tipo de situação? E se te dissermos que a culpa não é toda do desinfetante? Na maioria das vezes, a gente desperdiça os produtos de limpeza na faxina por não saber usá-los corretamente. Quer aprender e economizar mais? Se liga nessas dicas!

Leia sempre o rótulo

Você costuma ler os rótulos dos produtos que utiliza em casa? Provavelmente, como a maior parte dos donos e donas de casa, não. O nosso costume de não ler rótulos antes de usar os produtos faz com que muitas vezes os desperdicemos por falta de informação. Por isso, fique atento!

Compre um produto específico para cada fim

Muita gente na hora de fazer as compras tenta “economizar” comprando um produto só para limpar tudo na casa. O que acontece é que o barato sai caro e o produto em si acaba não rendendo nada para um fim ao qual ele nunca foi destinado. Desinfetante não desengordura. Sabão em pó lava roupas, não chão, e assim por diante. Compre um produto para cada finalidade ou local: desengordurante, limpa vidros, limpa banheiros, detergente e etc. Assim, o produto vai estar limpando o que foi feito para limpar e rendendo da maneira correta.

Use amaciante concentrado

Amaciante é algo que costuma enganar pelo tamanho. Os amaciantes líquidos comuns são eficientes, mas não são tão rentáveis e, na ponta do lápis, acabam não sendo tão econômicos. Usar um amaciante concentrado na medida correta (no geral, não mais do que meia tampinha da embalagem) faz com que ele dure bem mais e seja mais barato do que o comum, que nitidamente precisará de mais produto para fazer uma lavagem eficiente.

Corte a esponja ao meio

Acabou de sair do mercado, comprou a esponja e vai usar? Corte-a ao meio antes! A lavagem não depende do tamanho da esponja, o que torna desnecessário o seu uso por completo. Cortar a esponja ao meio é fazer uma grande economia, visto que você está na verdade levando o dobro das esponjas que você pagou. Não é demais?

Tire o sabão em pó da caixa

Se você tem o costume de usar sabão em pó, é bom saber que a caixa ou o saco não é o melhor lugar para deixá-lo. Isso porque na hora de colocar o produto na lavadora ou tanque o “olhômetro” acaba fazendo com que você gaste muito mais em cada lavagem do que deveria. O ideal é colocar um sabão em um recipiente (pode ser um pote de sorvete usado, daqueles que a gente guarda feijão congelado!) e usar um copinho medidor para saber a medida exata que é necessária para lavar as roupas.

Use o desinfetante da forma adequada

Hora de finalizar a limpeza! Se após varrer e aspirar você jogou o desinfetante no chão no momento em que deveria passar o pano saiba que está errado! O desinfetante só deve ser aplicado diretamente no piso em casos de limpeza pesada, porque, ao contrário do que parece, é um produto forte, feito para ser diluído em água em até 5 vezes a sua parte. Por isso, antes de sair jogando o produto no chão, leia o rótulo atentamente e aprenda a evitar o desperdício do produto.