Limpeza

Para que servem os produtos de limpeza? Saiba como usá-los com eficiência

Para fazer uma faxina completa e eficiente em casa, é fundamental conhecer os diferentes produtos de limpeza e suas utilidades
Para fazer uma faxina completa e eficiente em casa, é fundamental conhecer os diferentes produtos de limpeza e suas utilidades

Todo mundo já está cansado de saber quais são os principais produtos de limpeza: sabão em pó, em barra, álcool, detergente, abrasivos (cloro e água sanitária, por exemplo) e por aí vai. Só que, muitas vezes, a gente acaba não se atentando aos pequenos detalhes - como quais são as funções de cada produto e como utilizá-los no dia a dia. Para te ajudar, nós preparamos um tutorial completinho, mostrando para que servem os principais produtos de limpeza e como você pode usá-los. Dá uma conferida!

Detergente é usado para remover gorduras em diferentes materiais

Achou que ia usar detergente apenas para lavar a louça? Achou errado! Esse produto de limpeza serve para outras coisas, inclusive para remover manchas de gordura de roupas (respingos de óleo, por exemplo) e até mesmo de azulejos ou rejuntes na cozinha. Além disso, muitas pessoas também usam o detergente líquido para limpar o fogão, a bancada e outras superfícies de aço inox ou alumínio - funciona superbem e a gordura sai completamente! Só não se esqueça de passar uma flanela úmida depois para tirar o excesso do produto.

Sabão em pó para lavar roupas na máquina

O sabão em pó é outro produto de limpeza que não pode faltar em casa - pois serve, principalmente, para lavar as roupas dentro da máquina de lavar. Vale lembrar que esse tipo de sabão é indicado apenas para a lavagem das roupas, pois possui grãos bem pequenos que podem arranhar outras superfícies (como é o caso dos pisos, por exemplo).

Sabão de coco em barra é útil para lavar roupas e louças

Para lavar roupas e outros tecidos à mão, o sabão de coco em barra também é uma escolha muito inteligente. Além de atuar como desengordurante, ele não oferece risco algum às roupas (de causar manchas ou rasgos, por exemplo) - muito pelo contrário: garante uma limpeza mais profunda e pode ser usado em tecidos de diferentes texturas, cores e tipos. Muitas pessoas também usam esse tipo de sabão para lavar louças no dia a dia, pois ele também é eficiente na remoção do óleo e outros resíduos de alimentos.

Água sanitária para desinfetar a parte interna do vaso do banheiro

Assim como todos os produtos abrasivos, a água sanitária também precisa ser usada com maior cuidado. Afinal, ela tem um grande poder corrosivo e, quando aplicada em roupas, por exemplo, pode causar manchas e estragos irreversíveis. No entanto, quando se trata de lavar o vaso sanitário (em especial, a parte de dentro, que é mais contaminada com germes e microrganismos), a água sanitária se torna muito importante. O ideal é que você despeje o produto dentro da água e deixe-o agindo durante alguns minutos - depois, jogue mais água por cima e prontinho!

Saponáceo é o mais indicado para a limpeza de superfícies de aço inox

Quando se trata de limpar superfícies de aço inox - tais como certos fogões, cooktops, geladeiras, panelas e até mesmo bancadas de cozinha, o mais indicado é recorrer ao saponáceo. Um abrasivo potente, esse produto é um dos mais fortes e eficientes da categoria, podendo ser aplicado com uma esponja comum ou flanela. No entanto, é importante destacar que você não pode usá-lo para lavar revestimentos rochosos (mármore e granito, por exemplo) ou diferentes tipos de tecidos.

Álcool é ótimo para limpar espelhos e vidros diversos

Outro produto muito conhecido e que muita gente gosta de usar é o álcool - conhecido por sua capacidade de desinfetar profundamente as superfícies. No entanto, é válido lembrar que esse produto de limpeza deve ser usado apenas em vidros (de janelas, mesas e enfeites, por exemplo) e espelhos, servindo para tirar as poeiras, gorduras e embaçados. Lembre-se também de que você nunca pode usá-lo para limpar objetos emborrachados ou de madeira. No primeiro caso, a borracha pode enrijecer e estragar quando em contato com o produto. Já a madeira corre o risco de ficar manchada ou até mesmo apodrecida - portanto, atenção!

Limpadores multiuso servem para pisos e eletrodomésticos

Os limpadores multiuso também são ótimos para remover óleos e gorduras de diferentes superfícies - em especial de fogões, fornos, bancadas e pisos da cozinha - como azulejos, rejuntes e até mesmo superfícies de plástico. Como o nome já indica, esses limpadores podem ser usados em muitos materiais diferentes. No entanto, tenha em mente que não é tudo que você pode limpar com eles! A madeira, por exemplo, é um material mais vulnerável - por isso, deve ser limpa apenas com algum pano seco, flanela levemente umedecida ou produto próprio para esse tipo de material.

Obs.: Em muitos casos, você também pode recorrer à famosa combinação vinagre + bicarbonato de sódio, que funciona como excelente desengordurante e também ajuda a remover manchas em tecidos.

Matérias: Limpeza

Ver mais