Limpeza

Limpar ventilador é fácil! Veja dicas para deixá-lo 100% livre de poeira

Retire a grade do ventilador e depois passe um pano úmido para fazer uma limpeza completa
Retire a grade do ventilador e depois passe um pano úmido para fazer uma limpeza completa

Nos dias mais quentes parece difícil conseguir suportar as altas temperaturas sem a ajuda de um ar-condicionado. Mas como nem todo mundo gosta do aparelho ou mesmo tem um em casa é aí que entra o bom e velho ventilador! Afinal, ele consegue refrescar e reduzir o desconforto do clima quente. O problema é que, por ficar ligado por muito tempo, ele acumula poeira, e com o tempo pode até deixar de funcionar devido a esse problema. A boa notícia é que ele tem solução - e ela é bem simples, viu? Aprenda agora como limpar o seu ventilador com eficiência:

Abra o ventilador para uma limpeza completa

Antes de mais nada será preciso abrir o ventilador para ter acesso direto às suas hélices. Em alguns modelos para isso será preciso usar uma chave de fenda para tirar os parafusos. Em outros, basta fazer o desencaixe conforme explicado no manual de instruções do aparelho. Só não se esqueça de antes de começar o processo tirar o aparelho da tomada, hein?

Use um pano umedecido para limpar o ventilador

Uma vez que o ventilador já está aberto é hora de começar a limpeza. Antes de mais nada, passe um pano seco na grade e nas hélices para tirar o excesso de poeira. Depois, pegue um pano umedecido e acrescente nele um pouco de detergente ou sabão neutro. Passe por toda a área que você tirou a sujeira e depois seque com um pano limpo. Em locais pequenos e que você não conseguir limpar use uma haste flexível para te ajudar. Depois, feche a grade e ligue o ventilador para ter certeza de que está tudo bem preso e pronto!

Como limpar ventilador de teto

Pois é, o passo a passo foi bem simples, mas se o seu objetivo era limpar um ventilador de teto ele possivelmente não foi 100% útil. Mas pode ficar tranquilo, porque também vamos explicar como fazer esse tipo de limpeza. Antes de mais nada certifique-se que a luz presa ao aparelho - caso ela exista - está desligada. Isso irá evitar possíveis choques, que podem ser bem perigosos!

Suba em uma escada grande o suficiente para que você não tenha que se esticar para limpar o aparelho. Depois, é basicamente repetir o processo de limpeza que você já fez no ventilador de chão ou de parede. Uma dica é: se não quiser que a poeira fique toda espalhada pelo chão pule a etapa de tirar o excesso com um pano seco. Depois que já tiver passado o pano úmido em tudo, tente usar um seco para tirar o excesso de água. Se possível, espere secar normalmente até ligar o aparelho de novo para evitar qualquer tipo de curto.

Manter o ventilador limpo é importante para a sua saúde

Pare e pense: o ventilador é um aparelho que fica jogando vento em cima de você. Já pensou se ele estiver contaminado? Quando está com muita poeira as chances de estar repleto de ácaros e bactérias só aumentam, e por isso é extremamente importante fazer a sua limpeza com alguma frequência. Se isso ainda não te convenceu, saiba que a poeira também pode deixar as suas hélices mais lentas, e portanto, vai gastar mais energia. Quer economizar na conta no fim do mês? Então limpe o seu ventilador pra ontem!

Matérias: Limpeza

Ver mais