Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sua casa é uma bagunça? Checklist prática te ajuda a manter tudo sempre em ordem
Meu Lar 25/10/2018

Sua casa é uma bagunça? Checklist prática te ajuda a manter tudo sempre em ordem

Lavar pratos, colocar o lixo pra fora, varrer o chão, limpar banheiro, trocar a roupa de cama, lavar toalhas, passar pano, tirar poeira… Ufa! É tanta coisa pra fazer que parece que os cuidados com a casa não vão acabar nunca. De certa forma isso não deixa de ser verdade, mas ao mesmo tempo as tarefas não precisam te deixar de cabelo em pé. Com a ajuda das checklists você pode manter tudo sempre limpinho e em ordem sem ter que ficar pensando no que esqueceu. Não sabe como preparar uma? Calma, que a gente te ajuda!

Avalie como é a sua rotina antes de elaborar uma checklist

Em primeiro lugar, tenha em mente que não existe apenas uma maneira de fazer a checklist, já que ela vai variar de acordo com a sua disponibilidade para cuidar da casa. Se você trabalha fora e não tem com quem dividir as tarefas, por exemplo, o ideal é separar um dia do fim de semana para fazer uma faxina mais pesada. Já se você é do lar não precisa se matar de uma vez só, pode ir dividindo as tarefas em pequenas partes.

A cada dia da semana cuide de uma parte da casa diferente

Levando isso em consideração, talvez a nossa checklist não funcione para todo mundo, mas ainda assim pode – e deve! – você adaptá-la à sua realidade. Nossa dica é: cuide de um cômodo diferente a cada dia da semana. Assim o processo fica mais organizado e você não corre o risco de guardar as coisas no lugar errado ou de levar a sujeira do banheiro para a cozinha ou quarto, por exemplo. Aliás, o ideal é separar um pano para cada cômodo, ok? Além de mais higiênico você pode separar no armário os produtos que mais usa em cada lugar para não se perder.

Tudo bem que cada casa é de um jeito, com algumas contando com o quarto das crianças e com uma área externa e outras que são apenas um conjugado sem varanda. Nossa sugestão tentou ser o mais abrangente possível, por isso talvez você encontre áreas que talvez não existam na sua. Mas não tem problema nenhum! É só cortar o que não se encaixa na sua realidade e adaptar – afinal, quando menos trabalho melhor, não é mesmo? E se ficar um dia vazio você pode tirá-lo para curtir um bom momento de lazer. A escolha é sua!

Sem mais delongas, anote (ou imprima) a nossa checklist prática e nunca mais tenha problemas com a limpeza ou organização da casa:

Segunda-feira: Sala

Varrer e limpar o chão

Passar pano para tirar o pó dos objetos

Limpar janelas

Limpar rodapés

Limpar tapete e sofá

Terça-feira: Banheiro

Trocar toalhas

Limpar espelho

Limpar box

Varrer e limpar o chão

Limpar vaso sanitário

Limpar e organizar pia e armário

Quarta-feira: Quarto

Trocar roupa de cama

Virar o colchão (a cada 15 dias)

Varrer e limpar o chão

Passar pano para tirar o pó dos objetos

Deixar a porta do guarda-roupa aberta por algumas horas

Quinta-feira: Cozinha

Limpar pia e bancada

Trocar esponja

Limpar geladeira

Descartar comida fora da validade

Varrer e limpar o chão

Limpar forno e fogão

Sexta-feira: Lavanderia

Colocar roupas para lavar

Lavar toalhas

Lavar roupas de cama

Limpar sapatos muito sujos

Lavar panos de prato

Sábado: Área externa

Varrer o chão

Limpar piscina

Tirar o pó dos objetos

Domingo: Quarto das crianças

Trocar roupa de cama

Virar o colchão (a cada 15 dias)

Varrer e limpar o chão

Passar pano para tirar o pó dos objetos

Deixar a porta do guarda-roupa aberta por algumas horas

Organizar brinquedos

Algumas tarefas devem ser cumpridas todos os dias

Tudo bem, tudo bem, você deve ter percebido que algumas coisas ficaram de fora, né? Isso porque algumas tarefas devem ser cumpridas todos os dias para que a casa se mantenha sempre em ordem. Mas fica tranquilo, porque isso praticamente não vai ocupar seu tempo. E como o objetivo é deixar a sua vida em ordem, separamos aqui algumas coisas que você deve cuidar todos os dias ou então dia sim dia não. Dá uma olhada:

Regar as plantinhas

Lavar e secar a louça

Passar roupa (para quem prefere passar antes de usá-la)

Arrumar a cama

Tirar o lixo

Limpar a sujeira do bicho de estimação

Lembrando que, caso você prefira passar toda a roupa de uma vez só, é só se dedicar à tarefa no dia em que as peças secarem. Ou então no que você estiver mais livre, a escolha é sua. Outra boa boa ideia para facilitar a limpeza e a organização da casa é distribuir cada um dos afazeres entre os integrantes da casa. Assim não fica pesado pra ninguém e a faxina fica em dia rapidinho!