Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
9 cantinhos da casa que você esquece de limpar, mas que merecem a sua atenção
Meu Lar 05/02/2019

9 cantinhos da casa que você esquece de limpar, mas que merecem a sua atenção

Seja você aquela pessoa que gosta de limpar um pouquinho a cada dia ou a que prefere fazer uma faxina daquelas de uma vez só, uma coisa é certa: parece que a tarefa nunca tem fim. Isso porque mesmo quando tudo já está limpinho sempre tem aquele lugar que você esqueceu de passar o pano e acaba deixando pra depois. Se você já está pensando que não é seu caso nós temos uma pergunta pra você: tem certeza? Alguns cantinhos são fáceis de esquecer, e por isso mesmo nós elaboramos uma lista com 9 deles para você não deixar de acrescentar no seu checklist de faxina. Saiba quais são eles:

Olho mágico precisa ser limpo com álcool

Embora a gente não encoste no olho mágico propriamente dito esse cantinho é um dos mais esquecidos no momento da faxina da casa! Neste caso, a limpeza deve ser feita semanalmente com álcool, já que aproximamos muito os olhos dele, e com isso ficamos na zona de risco para pegar alguma doença contagiosa nessa área do corpo, como conjuntivite.

Luminárias precisam de limpeza mensal

Não apenas as luminárias, mas também os abajures precisam de um cuidado especial. Neste caso, dê uma atenção a eles uma vez por mês, que é o suficiente. Para limpá-los tire tudo da tomada, e passe o produto adequado para cada superfície. Se for uma luminária de vidro, por exemplo, tente remover a parte feita com esse material e use um limpa vidros na limpeza.

Teto pode acumular poeira, teias de aranha e traças

Pode parecer estranho, mas o teto não pode ser ignorado no momento da faxina! Muitas vezes os cantinhos entre as paredes acumulam poeira ou até mesmo teias de aranha, em casos mais extremos. Sem falar que no calor as traças adoram subir as paredes e ficar no teto, então limpá-lo é essencial. Há algumas vassouras feitas para esse propósito, mas se você não tiver uma em casa pode usar a sua mesmo sem medo.

Frestas entre móveis acumulam poeira

As frestas são quase a própria definição de cantinho. Afinal, são pequenos espacinhos cuja higienização muitas vezes é deixada para depois e acaba acumulando mais poeira do que deveria. Preste atenção nas frestas de janelas, camas e armários. Fique de olho em qualquer espaço que exista entre um móvel e outro e limpe com gosto, porque só assim a faxina terá sido completa.

Borracha da geladeira fica limpa com a ajuda de sabão neutro

Limpar a geladeira requer um pouco de paciência, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. O problema é que muita gente esquece que a borracha não deve ser deixada de lado e acaba não limpando essa parte do eletrodoméstico. Para resolver esse problema faça uma misturinha com sabão neutro e água, aplique com um borrifador na área desejada e depois use a parte macia da esponja para espalhar o conteúdo por toda a extensão da borranha – sem se esquecer de passar nas dobrinhas, hein? Depois, use um pano seco para finalizar a limpeza. Apenas lembre-se que tudo isso deve ser feito com a geladeira desligada, para evitar acidentes.

Persianas devem ser lavadas com produtos adequados

Outro local que muita gente esquece de limpar é a persiana. Isso porque às vezes ela fica aberta direto, mas aí na hora que você for fechá-la vai ver aquela vergonhosa camada de poeira. Antes de mais nada remova o pó acumulado, depois use um produto próprio para limpá-la. Nesse caso é preciso ver do que a persiana é feita para poder escolher qual utilizar, já que seu material pode variar bastante.

Molduras e quadros devem ser limpas na parte da frente e na de trás

No caso das molduras, as dicas valem tanto para as de quadros nas paredes quanto para as de porta-retratos, por isso, atenção para não esquecer nenhuma! Essa limpeza deve ser semanal, então também pode acrescentar no seu checklist de faxina. Antes de mais nada retire o pó, lembrando de fazer isso também na parte de trás para evitar traças e outros bichinhos indesejados. Você pode limpar a parte do vidro com um limpa vidros ou então com álcool diluído em água. Já se não tiver essa proteção evite usar líquidos para não danificar a tela ou foto, e procure limpar com flanela ou hastes flexíveis para atingir os cantinhos. Se o quadro for pendurado sem moldura não se preocupe, é só passar um pano seco – ou um espanador, se ficar com medo de estragar a obra – na parte da frente, de trás e nas laterais. Com um pouco de paciência vai ficar tudo sem nenhum resquício de poeira!

Laterais do espelho também merecem atenção

Limpar o espelho para evitar que ele fique embaçado é algo que muita gente faz, o que nem todo mundo se preocupa, na verdade, é de limpar os seus cantinhos. Neste caso, a dica é parecida com a das molduras e quadros, já que será preciso limpar as laterais e também a parte de trás, para evitar a proliferação de insetos indesejados.

Canto entre a porta e o batente

Sabe aquele espacinho entre a porta e o batente? Pois é, muita gente esquece de limpá-lo porque faz a faxina com a porta fechada – ou simplesmente porque não lembra que a porta em si também precisa ser limpa, o inclui, claro, a maçaneta. Aqui o ideal é usar produtos específicos para o material do qual o batente foi feito. Se for madeira, a dica é apostar no óleo de jatobá para fazer o retoque final.