Limpeza

Existe uma ordem certa para lavar a louça? Descubra como nunca mais perder tempo deixando a pia limpa

Não demorar para lavar a louça evita que a quantidade de utensílios para limpar acumule
Não demorar para lavar a louça evita que a quantidade de utensílios para limpar acumule

Sejamos sinceros: é difícil encontrar alguém que goste de lavar a louça. Além de ser desgastante ter que reservar um tempo só para isso entre uma refeição ou no final do dia, mexer com os resíduos de gorduras dos alimentos não é lá muito agradável.

Mas, pensando em te ajudar a tornar essa tarefa mais fácil, separamos alguns truques simples que vão trazer mais praticidade para a sua rotina. Da ordem certa da lavagem ao melhor jeito de retirar o aspecto gorduroso, descubra como otimizar seu tempo com as nossas dicas!

Separe tudo o que precisa ser lavado para não ter que voltar para a pia toda hora

Tem coisa pior que lavar toda a louça e acabar encontrando copos e pratos sujos pela casa? Se isso já aconteceu com você logo depois do alívio de ter se livrado da tarefa, sabe bem do que a gente está falando. Para não ter que perder mais tempo do que deveria na pia, a dica de ouro é a seguinte: dê uma olhadinha por todos os cômodos para juntar tudo o que está sujo e precisa ser lavado - sem esquecer de jogar todos os resquícios de comida no lixo.

Assim, você faz tudo de uma única vez ao invés de ter que ficar parando ao longo do dia para limpar o que encontrou sujo na sala ou no quarto, por exemplo. Parece um detalhe simples, mas ajuda a otimizar seu tempo - pode acreditar!

Ordem de lavagem faz diferença: vá da louça mais fácil para a mais difícil

Na hora de lavar a louça suja, outro detalhe que faz a diferença é a ordem que você escolhe para começar e terminar a tarefa. Ao contrário do que alguns principiantes pensam, a escolha não deve ser aleatória, mas seguir o seguinte grau de dificuldade: dos mais fáceis para os mais difíceis.

Seguindo essa lógica, comece sempre pelos copos - que têm menos gordura e são bem mais fáceis de serem limpos, já que em geral estão sujos apenas de uma bebida. Em seguida, passe para os talheres e, depois, os pratos. Deixe as bacias, panelas ou qualquer outro recipiente maior para a última etapa.

Se acabar na dúvida em relação à que ordem deve seguir, é só lembrar sempre de começar pela louça que tem menos gordura até chegar nas mais gordurosas - como bacias, panelas e liquidificadores, por exemplo.

Deixar tudo de molho também otimiza o tempo na cozinha

Além de fazer uma inspeção pela casa para juntar o que está sujo e começar a limpeza da louça mais fácil para a mais difícil, outra dica para tornar a tarefa mais prática é reservar um tempinho para deixar tudo de molho com água e detergente neutro. Veja o que fazer em cada caso:

  • Copos: Assim que começar a depositar a louça dentro da pia, já coloque um pouco de água dentro dos copos para evitar que o restinho de líquido que está nele acabe grudando no fundo.
  • Talheres: Por mais que sejam menores e não fiquem tão gordurosos, os talheres também podem precisar de uma atenção extra da esponja dependendo do que está grudado neles. Sendo assim, para não correr o risco de perder muito tempo, deixe os garfos, colheres e facas dentro dos copos e panelas com água quando começar a se preparar para lavar a louça.
  • Panelas, potes e bacias: Como são os últimos da fila da limpeza, esses recipientes maiores têm mais tempo para ficarem de molho. Faça o seguinte: deixe todos eles dentro da pia preenchidos com água e um pouco de detergente enquanto lava o resto da louça. Assim, grande parte dos resíduos já vai sendo eliminado.
  • Liquidificador e cafeteira: A maioria das versões atuais conta com peças removíveis, o que facilita bastante a limpeza. Basta tirar cada uma delas e lavar cuidadosamente com esponja e detergente.

Se ainda assim sentir dificuldade de remover a sujeira da louça, anote aí mais um truque: reserve um tempinho a mais e deixe tudo o que está mais gorduroso de molho com um pouco de água quente. Depois, lave normalmente com uma esponja com detergente e pronto!

Não demorar muito a lavar a louça é a melhor maneira de facilitar a tarefa

Por mais que bata aquela preguiça de lavar a louça logo depois de preparar a comida e fazer as refeições, não enrolar muito para começar essa tarefa é o melhor jeito de tornar tudo mais prático! É que, dessa forma, você evita que a gordura e os resíduos de comida grudem ou endureçam, tornando a limpeza ainda mais difícil. Isso sem falar que é um alívio imenso poder terminar o dia corrido sem precisar se preocupar com a louça que está na pia, não é?

Matérias: Limpeza

Ver mais