Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar box de banheiro? Descubra as melhores técnicas para limpar vidros, esquadrias e azulejos
Meu Lar 10/10/2022

Como limpar box de banheiro? Descubra as melhores técnicas para limpar vidros, esquadrias e azulejos

Limpar banheiro pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista, mas com a prática e o produto para limpar box de banheiro certo, em pouco tempo você conseguirá concluí-la. É só ter em mente algumas dicas de limpeza e produtos que são ideais para cada parte do ambiente, como vaso sanitário, pia e azulejos, além de limpar box. Nesse artigo você vai aprender a fazer uma limpeza mais eficiente do local onde toma banho, descobrindo também o que é bom para limpar box de banheiro. Com alguns truques simples, limpar vidros, esquadrias e azulejos vai se tornar uma tarefa bem fácil.

Como limpar box de banheiro? Comece pelo vidro

É melhor focar primeiro em como limpar box de vidro de banheiro e as paredes ao redor, deixando por último o chão. Assim, você já manda toda a sujeira pelo ralo de uma vez. O limpa vidros é o melhor produto para limpar box de banheiro, já que ele tem solventes na composição. Isso significa que ele ajuda a remover aquelas manchas de gordura que ficam no box e o deixam com aspecto de encardido. Existem também algumas dicas caseiras que você pode seguir caso a sujeira esteja demais. Em primeiro lugar, a água quente será a sua melhor amiga. Ela é capaz de remover boa parte das manchas de gordura que ficam presas no box. Em vez de esquentá-la na cozinha, basta abrir o chuveiro no modo mais quente para ganhar tempo e praticidade e encher um balde.

Como limpar box com misturinha de produtos

Não tem limpa vidros em casa? Para quebrar o galho, também é possível fazer uma misturinha com outros produtos que agem como bons solventes. Sabão em pó, vinagre branco e bicarbonato de sódio são ótimas opções, embora algumas pessoas também gostem de acrescentar álcool para deixar esse limpa vidros caseiro ainda mais potente. A proporção é de 1 colher de sopa de cada um deles, e 2 colheres de sopa de bicarbonato para cada 1 litro de água. Misture tudo muito bem e esfregue no vidro com a ajuda de um pano que não solte pelos. É bom esperar alguns minutos para que o produto para limpeza de box de banheiro faça efeito antes de retirá-lo com um pano limpo ou com o lado macio da esponja. Se preferir, pode jogar um pouco de água para retirar o excesso do produto. Esse passo a passo também serve para box de acrílico.

Ao limpar box do banheiro, tenha cuidado com as esquadrias

No caso das esquadrias, é preciso tomar um cuidado adicional – já que não há apenas vidro, mas também um divisor, e ele pode ser de diferentes tipos de materiais, como alumínio ou aço inox. Neste caso, é preciso identificar qual é o seu caso para só então preparar uma solução adequada e limpar box do banheiro. Isso evitará que, ao tentar limpar a área, você acabe arranhando ou descascando o material.

No caso do alumínio, por exemplo, materiais abrasivos estão vetados, como cloro, pois eles podem danificar o material. Já em relação ao aço inox é melhor evitar o uso de água sanitária ou de alvejantes e removedores de tintas. Esponjas de aço também devem ficar de fora, pois podem manchar ou mesmo arranhar a sua esquadria. Aliás, se ela não estiver muito suja, passe apenas um pano úmido para limpar o local.

Como limpar box: banheiro também precisa ter rejuntes e azulejos higienizados

Já na hora de limpar as paredes de azulejos, é preciso pensar também nos rejuntes – aquela massinha, geralmente branca, que fica entre os azulejos e deixa eles bem presos. Muitas vezes eles encardem ou até mesmo dão limo e é preciso esfregá-los bem para retirar toda a sujeira. Para isso você pode usar tanto uma escova de dentes reservada para esse propósito quanto uma escova maior com cerdas duras.

Mas apenas esfregar pode não resolver nada se você antes não tiver passado um produto no local. Um simples limpador de banheiro pode ser a forma mais simples e prática de resolver essa situação. Inclusive, se ele tiver um borrifador melhor ainda! Assim será mais fácil direcionar o produto para onde ele deve ser aplicado.

Outra alternativa para limpar o rejunte é uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio. Sim, os mesmos produtos usados na limpeza de vidro e de esquadrias. Mas se liga na dica extra! O suco de limão também pode cair como uma luva na hora da limpeza, então não tenha medo de misturá-lo com o vinagre branco. Por fim, quando tiver terminado todo o processo, é só jogar água e deixar tudo secar naturalmente.

Publicado originalmente em 25/09/2018

Atualizado em 10/10/2022

Veja mais