Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabe como limpar o vaso sanitário completamente? Aprenda seguindo o nosso passo a passo!
Meu Lar 05/06/2019

Você sabe como limpar o vaso sanitário completamente? Aprenda seguindo o nosso passo a passo!

Você sabia que existe um jeito certo de limpar o vaso sanitário? Ele é uma das partes mais importantes do banheiro e, por isso, é fundamental que esteja sempre limpo e desinfetado com os produtos certos. Para que você não erre nesse processo de limpeza, nós preparamos um passo a passo bem simples e fácil de seguir. Confira e aprenda já a limpá-lo!

Faça uma limpeza simples todos os dias e uma mais profunda uma vez por semana

A primeira coisa que você precisa saber é que existem dois tipos de limpeza para o vaso sanitário: uma mais rotineira, que você deve fazer preferencialmente todos os dias, e uma mais profunda e caprichada (usando desinfetantes mais potentes e dedicando mais tempo ao processo). Vale destacar que essa limpeza diária é muito importante para conservar o vaso – assim, você garante que não fique nenhuma mancha amarelada ou sujeira acumulada. Dá uma olhada no passo a passo para ambas as limpezas:

Passo a passo para a limpeza diária:

Essa limpeza diária é bem simples e pode ser feita em até 5 minutos – ou seja, não custa nada e faz uma diferença absurda no banheiro (quando o vaso está limpo e visivelmente higienizado, o cômodo fica com um aspecto muito melhor). Você só vai precisar de uma escova sanitária, detergente, uma flanela macia e álcool.

1. Comece limpando a parte interna do vaso sanitário. Para isso, despeje o detergente em toda a borda interna, esfregue com a escova e dê descarga;

2. Para limpar a tampa e o assento sanitário você deve usar a flanela com um pouco de álcool. Esfregue bastante para desinfetar e também evitar o surgimento de manchas.

Seguindo esse procedimento diariamente, o vaso fica muito mais limpo e você facilita a limpeza mais caprichada, que deve ser feita uma vez por semana.

Passo a passo para a limpeza pesada:

Para fazer uma limpeza pesada, você vai precisar de luvas, água sanitária (ou um desinfetante potente), escova sanitária, flanela e álcool. Dá uma olhada:

1. Comece colocando as luvas e despeje a água sanitária por toda a parte interna do vaso. Você também pode usar um desinfetante potente e, então, deixe-o atuando durante alguns minutos. Enquanto você espera, vá limpando a parte externa do vaso sanitário;

2. Lave a tampa, o assento e a parte externa do vaso com a solução de água com detergente – esfregue bastante usando o lado macio da esponja;

3. Despeje água para tirar o detergente e, então, seque com um pano. Para finalizar a limpeza, use a flanela com álcool para desinfetar bem a tampa e o assento;

Obs.: Outra dica interessante é preparar uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio para limpar a tampa e essa parte externa do vaso (ela ajuda bastante a desinfetar e eliminar microrganismos).

4. Retorne à limpeza da parte interna do vaso: com a escova sanitária, esfregue bem as bordas (que estão com água sanitária) e o cano principal. Depois é só dar descarga e, se julgar necessário, repita o procedimento.

Não se esqueça de também recorrer ao desodorizador sanitário, que deixa o vaso cheiroso e com um aspecto mais limpo – fica a dica!

Veja mais