Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 27/10/2020

Como limpar banheiro: o guia da faxina para deixar do box ao rejunte um brinco

O banheiro é um cômodo que exige uma atenção dobrada durante a faxina: é preciso tirar um tempo para limpar box, vaso sanitário, azulejos, rejuntes, piso e até mesmo objetos pequenos (como porta escova de dentes, saboneteira e cosméticos) que estão presentes no ambiente. Para te ajudar na organização da limpeza e tornar essa tarefa menos dolorosa, nós preparamos um guia completo de como limpar banheiro e deixar o cômodo um brinco. Dá uma conferida!

Primeiro, separe todos os produtos de limpeza que serão utilizados na limpeza do banheiro

Nada melhor do que uma faxina organizada, não é mesmo? Por isso, a dica número 1 é separar tudo o que você vai precisar para deixar o seu banheiro um brinco. Dá uma olhada na lista do que não pode faltar:

– Panos de chão

– Flanelas

– Baldes

– Vassoura

– Esfregão

– Rodo

– Luvas para limpeza pesada

– Esponjas

– Escova sanitária

– Escova de dentes velha ou escova de limpeza

– Vinagre branco

– Bicarbonato de sódio

– Detergente neutro

– Água sanitária

– Desinfetante

– Limpador multiuso

– Álcool

– Limpa vidros

– Limpa limo

– Limão (opcional)

Passo a passo de como limpar banheiro e deixar o cômodo um brinco

1. Tire e limpe os objetos que não pertencem ao ambiente

Antes de efetivamente começar a limpeza do banheiro, retire os cosméticos e objetos pequenos que podem atrapalhar durante a faxina, como shampoo, condicionador, saboneteira, escova de dentes e cesto de lixo. Basta limpá-los com uma esponja macia + detergente e, depois, secar com um pano limpo.

2. Limpe o vaso sanitário

Para eliminar de primeira uma das partes mais sujas do cômodo, dedique um tempo da sua faxina para fazer uma limpeza completa do vaso sanitário. Comece colocando as luvas e despeje a água sanitária por toda a parte interna do vaso. Enquanto o produto estiver agindo, lave a tampa e a parte externa com uma solução de vinagre + bicarbonato de sódio (clássica misturinha para desinfetar e limpar banheiro) e esfregue bem todas as partes com a esponja anti-risco.

Em seguida, jogue água para retirar a mistura, seque com um pano e limpe o assento do vaso usando uma flanela com álcool. Retorne à limpeza da parte interna da privada esfregando bem as bordas com a escova sanitária. Depois, aperte a descarga e, se julgar necessário, repita o procedimento.

3. Dê uma atenção especial para o box do banheiro

Para limpar o box, o ideal é dividir o passo a passo em mais algumas etapas. Primeiro, você deve se dedicar à limpeza da parede: basta usar a mesma solução de vinagre + bicarbonato de sódio para limpar a massinha branca que fica entre os azulejos. Com a ajuda de uma escova de dentes velha (ou escova de limpeza), esfregue a mistura pelo rejunte, deixe agir por alguns minutos e retire com água.

Em seguida, com um pouco de detergente neutro e tira limo, esfregue os azulejos para eliminar toda a gordura e o lodo. Caso seja necessário, prepare uma mistura de suco de limão com vinagre e aplique sob a parede, deixando agir por um tempo. Jogue água novamente e seque todas as partes com um pano limpo.

Para limpar o vidro do box, recorra a um limpador específico, como o limpa vidros, e aplique o produto por toda a extensão da superfície (o tira limo também pode ajudar nesse processo). Na hora de enxaguar, use um pouco de água quente para garantir a remoção completa de possíveis manchas de gordura e, para finalizar a limpeza, seque com uma flanela limpa.

4. Lembre-se de limpar o armário e a pia

O armário e a pia do banheiro não costumam tomar muito tempo da faxina. Para limpá-los, basta pegar um pano que você ainda não usou em nenhuma outra parte do banheiro, despejar um pouco de limpador multiuso e passar por todo o espaço. Depois é só secar com um pano limpo.

5. Finalize o passo a passo varrendo e lavando o chão

O piso do banheiro deve ser a última etapa da sua faxina! Para limpá-lo, tudo o que você precisa é varrer o pó e a sujeira acumulada e, em seguida, passar uma vassoura com um pano úmido (ou um esfregão) para lavar o chão do banheiro.

Uma boa dica é fazer isso aplicando uma mistura de água quente, detergente neutro e um pouco de desinfetante: basta esfregar o piso, deixar agir por alguns minutos e, depois, levar a sujeira para o ralo com a ajuda do rodo. Para finalizar a limpeza, seque o chão com um pano limpo e seco.

Veja mais