Lavanderia

Sabão em pó ou líquido? Conheça as vantagens de cada um

Suave e menos agressivo, o sabão líquido é indicado para lavar roupas delicadas, enquanto o sabão em pó é ideal para clarear manchas e limpar tecidos mais resistentes
Suave e menos agressivo, o sabão líquido é indicado para lavar roupas delicadas, enquanto o sabão em pó é ideal para clarear manchas e limpar tecidos mais resistentes

Você também tem dúvidas sobre qual é o melhor tipo de sabão para usar na lavanderia? Com propriedades e utilidades diferentes, o sabão em pó e o líquido possuem vantagens específicas. E para te ajudar a não se sentir perdido em relação a esses produtos e como usar cada um deles da melhor forma possível, nós separamos algumas dicas. Confira!

Sabão em pó é especialista em tirar manchas e sujeiras com maior facilidade

Por ser um pouco mais concentrado que o líquido, o sabão em pó é a melhor opção para tirar manchas e remover sujeiras pesadas! A principal diferença, nesse caso, é que as bolinhas do produto costumam agir diretamente sobre as manchas ou sujeiras impregnadas na roupa e, justamente por isso, muitas pessoas optam pelo sabão em pó para desencardir roupas brancas e atacar a raiz do problema.

Quer um exemplo? Basta misturar o produto com 1 copo de álcool líquido e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para clarear roupas brancas. Ou diluir ½ xícara do produto na água quente e colocar a mistura sobre uma mancha amarelada. Em poucos minutos você verá a mancha sair com facilidade e não terá que se preocupar com qualquer truque de lavanderia.

Além disso, o sabão em pó também é ideal para lavar tecidos mais resistentes, como jeans, jaquetas e malhas de fibras sintéticas - sendo encontrado na sua versão comum (de cor azulada) ou com propriedades mais neutras, como o sabão de coco em pó.

Sabão líquido é menos agressivo e costuma ser indicado para lavar roupas delicadas

Se o intuito for conservar o tecido, lavar roupas coloridas ou usar um produto menos agressivo, o sabão líquido definitivamente é o mais indicado. Além de deixar menos resíduos na roupa (evitando que ela desbote ou se desgaste com o tempo), o produto se dilui facilmente na água e funciona muito melhor em tecidos delicados como lã, seda e tricô.

Ele também pode ser encontrado em versões mais concentradas e, por isso, tende a ser usado em menor quantidade que o sabão em pó, tornando-se mais econômico a longo prazo. Além disso, também é possível encontrar uma versão ainda mais suave do produto, como lava roupas de coco, ou especificamente voltada para roupas de bebê, como lava roupas líquido bebê.

Matérias: Lavanderia

Ver mais