Limpeza

Você sabe usar cloro? Descubra como ele pode ajudar na limpeza da casa

Dilua primeiro o cloro em um balde com água antes de usá-lo para limpar o chão
Dilua primeiro o cloro em um balde com água antes de usá-lo para limpar o chão

Não há como negar que o cloro é um ótimo aliado da faxina da casa, mas ainda assim esse ajudante pode se tornar o grande pesadelo se você não souber usá-lo muito bem. Na intenção de tirar a sujeira de forma rápida e eficiente algumas pessoas cometem alguns erros e acabam danificando superfícies e objetos. Será que você faz parte desse grupo e nem sabia? Na dúvida, dá uma olhada nas dicas que nós separamos para usar o cloro de forma consciente durante a faxina:

Como limpar o chão com cloro

Para aquele chão bem sujo da cozinha - que em geral está assim por causa da gordura – nada melhor que lavar com cloro para tudo ficar clarinho e cheiroso. Mas se você simplesmente joga o produto no chão e passa o pano, calma! Para cada cinco litros de água, use apenas um copo de cloro. Depois de diluir tudo em um balde aí sim pode jogar o líquido aos poucos na superfície. Então, esfregue bem com uma vassoura e em seguida passe um pano. Simples e eficaz, não?

Use cloro gel para limpar ralos

O cloro gel é um ótimo parceiro para a faxina no banheiro. Afinal, além da limpeza brilhante, ele também ajuda na prevenção do mofo. Para garantir a eficácia na arrumação do seu banheiro, use o produto em áreas que são foco de germes e bactérias, como a pia e o vaso. O produto funciona tão bem que ele virou queridinho na limpeza dos ralos.

Como o cloro não deve ser usado

Erros comuns podem ser evitados quando você conhece as características do produto e do local que será limpo. No caso do cloro é importante destacar que ele é extremamente corrosivo. O problema é que muita gente acha que misturá-lo com sabão em pó é o ideal para faxina, quando na verdade isso se trata de um grande engano. Os dois não combinam porque os elementos se neutralizam. Também é bom lembrar que o uso do cloro precisa de evitado em superfícies metálicas, como as de aço inox e ferro, porque o líquido danifica o material.

Truque para clarear roupas brancas

Roupas brancas com muito tempo de uso costumam escurecer - sem falar que são as mais vulneráveis às manchas. Mas você não precisa deixar de usar peças clarinhas só porque fica com medo delas estragarem. Para clarear seu tecido e tirar as manchas de forma eficiente a água sanitária misturada com cloro é uma boa solução. Mas este método deve ser usado apenas para roupas brancas! Não se esqueça também de verificar na etiqueta se a sua peça tem alguma resistência a algum tipo de produto.

Dicas para a limpeza da piscina

Para uma piscina bem azul, o cloro é fundamental, já que esse é o produto mais utilizado para manter a piscina livre de algas e bactérias. Mas para que o componente seja eficaz ele precisa ser adicionado periodicamente. O cloro para a limpeza da piscina, quando dissolvido, desinfeta a água e mata os micro-organismos. Só tome sempre cuidado, porque essas substâncias são perigosas para a nossa saúde, ok? Por isso, é necessário esperar 24 horas após a limpeza para tomar banho na piscina. Não se esqueça que o cloro granulado sem diluição ou pastilhas jogadas diretamente na piscina podem danificar os revestimentos de vinil ou fibra. Então fique de olho na hora de escolher o que você quer usar para deixar a sua limpinha.

Matérias: Limpeza

Ver mais