Limpeza

Tirar manchas de gordura é possível! Saiba como removê-las de tecidos, paredes e chão

É comum que a parede da cozinha fique um pouco engordurada se você faz muita fritura em casa, mas o problema é simples de se resolver
É comum que a parede da cozinha fique um pouco engordurada se você faz muita fritura em casa, mas o problema é simples de se resolver

Verdade seja dita, ninguém gosta manchas, ainda mais se forem de gordura. Elas podem aparecer no chão, nas paredes ou mesmo em tecidos. Pois é, mas mesmo estando em toda parte se livrar delas não é uma tarefa impossível, basta usar os ingredientes certos que tudo volta ficar como novo. Quer saber como? Então siga as nossas dicas e se livre do problema para sempre!

Para tirar mancha de gordura do tecido use detergente ou tira manchas

Existem diferentes formas de se livrar de vez da mancha de gordura nas roupas, mas a mais comum é um truque bem simples. Pare e pense: o que você usa para tirar a gordura da sua louça? Detergente, certo? Então, é justamente esse produto que vai te ajudar a acabar com o problema nos tecidos!

Para isso basta botar um pouco de detergente incolor no lugar que ficou manchado e esfregar a área bem. Depois, deixe o produto agir por uns 30 minutos e lave a peça. Se quiser, pode deixar ela de molho em água com vinagre branco, que esse ingrediente também é um ótimo ajudante da limpeza. Não se esqueça que, como você vai ter que esfregar bastante, o ideal é usar luvas de borracha.

Outra dica é aplicar diretamente no tecido um pouco de tira manchas ou outro produto de limpeza de roupas, método bem mais simples e que pode ser ainda mais eficiente. Aí é só repetir o processo do detergente, deixando agir por um tempo e depois lavando tudo normalmente. Lembrando que o papel toalha pode reduzir o estrago se for aplicado na hora que a gordura respingou na roupa. Por isso, não se esqueça desse aliado, porque ele pode facilitar a sua vida antes que você tenha que que esfregar tudo!

Manchas de gordura em paredes saem com desengordurante

Antes de mais nada você tem que ver qual o tipo de parede que você precisa limpar. Se for de azulejo, que é comum em cozinhas, a dica é apostar no desengordurante. Afinal, esse lugar da casa é justamente o que mais acumula gordura nas paredes devido à fritura a óleo. Para tirar as manchas passe o produto com a ajuda de uma esponja macia e depois limpe tudo com um pano umedecido em água morna.

Já se a parede não for de azulejo vale a pena tentar usar o detergente mais uma vez, embora o desengordurante não seja proibido. O passo a passo é basicamente o mesmo, a diferença é que o ideal é que ele já seja aplicado com água quente. Mas seja lá qual for a alternativa que você escolheu é só ter paciência enquanto estiver esfregando tudo, pois em pouco tempo terá uma parede limpinha e livre de gordura.

Mancha de gordura no chão pode sumir com a ajuda de bicarbonato de sódio e vinagre

Aqui o truque é bem parecido, já que tanto o detergente quanto o desengordurante voltam a ser as grandes estrelas que vão fazer a mancha de gordura sumir de vez, só que agora do seu chão. Tudo bem, mas e se ele for de concreto ou outro material mais difícil de limpar? Nesse caso vale a pena apostar em uma outra mistura caseira: vinagre e bicarbonato de sódio. Coloque um pouco de bicarbonato na área que sujou e depois jogue o vinagre por cima. Assim que começar a efervescer pode esfregar bem com uma escova grande e depois espere secar. Pronto! Agora você pode dar adeus a todo tipo de gordura na sua casa.

Matérias: Limpeza

Ver mais