Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Amaciante concentrado, clássico e de bebê: as diferenças entre os tipos do produto
Cuide Bem 11/02/2020

Amaciante concentrado, clássico e de bebê: as diferenças entre os tipos do produto

Quando o objetivo é deixar as roupas macias e perfumadas, não tem como não pensar no amaciante. Além de ser um dos itens básicos de lavanderia que facilita – e muito! – a sua vida, o produto costuma ser subdivido em três principais categorias – amaciante clássico, concentrado e de bebê – e garante um resultado ainda melhor nas suas roupas. Fora que, dependendo da sua necessidade, as variações permitem uma economia extra de vez em quando. Quer saber mais sobre cada um dos tipos do produto? Dá uma olhada!

Amaciante clássico ou concentrado: qual dos dois é o mais vantajoso?

Tem gente que acredita que a única diferença entre o amaciante concentrado e o comum é a quantidade de ativos e água em sua composição e no quanto você pode economizar devido a essas característica. No fim, isso é sim, em partes, verdade. Mas a diferença pode ir um pouquinho além dessa premissa.

Mesmo que o concentrado seja composto por mais ativos e menos água, a funcionalidade de ambos os produtos é a mesma: garantir a maciez e o perfume das roupas, evitando que elas desbotem ou encolham. O que muda (além da rentabilidade) é a ocasião.

Se você estiver no corre-corre do dia a dia e precisar do produto imediatamente, o clássico pode vale muito mais a pena – já que você pode comprar uma embalagem de 2 litros sem gastar muito. Agora, se você tiver tempo para montar a lista de compras e ir calmamente ao supermercado, o concentrado acaba sendo muito mais econômico apesar de seu preço inicial – 1 litro do produto chega a custar o dobro do clássico, mas rende cerca de 10 lavagens a mais. O que, na ponta do lápis, faz uma boa diferença no fim do mês.

Amaciante de bebê tem características específicas para pele sensível

O amaciante de bebê não é focado na rentabilidade do produto e nem na economia da casa. Por mais óbvio que seja, a sua especialidade é cuidar justamente das roupinhas de bebês e recém-nascidos – da mesma forma que o sabão neutro ou o de coco. Ele tem ativos bem menos agressivos, é consideravelmente mais neutro e suave e ainda é indicado para qualquer pessoa que tenha a pele mais sensível – já que tende a evitar alergias e outros problemas dermatológicos.

Utilize qualquer tipo de amaciante com prudência

Existem algumas regras básicas que envolvem o amaciante. Primeiro, nunca o utilize diretamente nas roupas: ele deve ser colocado em um dispensário único (caso a máquina de lavar não tenha um compartimento próprio para o produto) e, de preferência, depois da primeira fase de lavagem.

Além disso, se você precisar recorrer ao tanque, use o produto depois que já estiver lavado a roupa com sabão e junto a uma boa quantidade de água. Por último, evite utilizar o amaciante em toalhas de banho – conforme o número de lavagens vai aumentando, elas perdem a capacidade de absorção e acabam ficam mais secas e ásperas. Neste caso, opte por algumas colheres de vinagre de vinho branco.