Lavanderia

6 cuidados com a toalha de banho que valem a pena incluir na rotina

Uma dica importante é sempre tentar lavar as toalhas de banho separadamente
Uma dica importante é sempre tentar lavar as toalhas de banho separadamente

Chegar em casa, tomar um banho quentinho e se secar com uma toalha macia é um dos maiores prazeres que tem, né? E é justamente para garantir esse momento de paz que você deve aprender a lavar (e a preservar bem) as diferentes toalhas - desde as felpudas até as feitas de algodão egípcio. Então, para que você tome os devidos cuidados com as tolhas de banho, nós listamos uma série de dicas que devem ser seguidas no dia a dia. Confira!

1. Lave as toalhas separadamente

A primeira coisa que você precisa saber é que, assim como os lençóis, as toalhas devem ser lavadas separadamente. Então procure juntar todas (principalmente as de banho e as de rosto) para lavá-las na máquina de uma vez só. Caso as toalhas sejam lavadas com outros tipos de tecido, é possível que elas fiquem com bolinhas e com um aspecto desgastado.

2. Use vinagre branco em vez de amaciante

Um dos principais erros que as pessoas cometem é usar amaciante na lavagem das toalhas. A ideia, na verdade, é deixar o tecido mais macio e cheiroso - só que esse é um dos maiores equívocos que alguém pode cometer! Ao contrário do que muita gente pensa, o amaciante tende a deixar a toalha mais seca, impermeável (isto é, perde sua capacidade de absorção) e dificulta a lavagem. Por isso, a nossa dica é lavar as toalhas apenas com sabão comum e enxaguar normalmente. De vez em quando você também pode colocar um pouco de vinagre branco para desinfetar o tecido e deixar as fibras da toalha mais macias.

3. Evite deixar as toalhas de molho

Outra dica para conservar melhor as toalhas é evitar ao máximo deixá-las de molho. Isso porque, caso elas fiquem muito tempo submersas na água e sabão, elas podem ficar com um cheiro estranho e até perderem a eficácia. Por isso, o ideal é que você as lave normalmente e, caso surja alguma mancha no tecido, aplique pontualmente um tira manchas para resolver o problema. Simples, né?

4. Nunca exagere na quantidade de sabão em pó

Não exagerar na quantidade de sabão é uma das regras mais importantes, sabia? Ela se aplica não apenas à lavagem das toalhas - mas também dos lençóis, edredons, blusas, calças e das roupas de uma forma geral. O excesso de sabão pode fazer com que o tecido fique desgastado com o tempo e, além disso, demanda mais água para o enxágue (o que leva ao desperdício). Resumindo: o ideal é usar o produto sempre na quantidade certa, sem pesar a mão!

5. Evite estender as toalhas nos ganchos do banheiro

Atenção para quem tem o costume de estender a toalha nos ganchos do banheiro! Esse também é um dos piores hábitos que as pessoas podem ter - pois, quando não são devidamente esticadas, as toalhas podem não secar completamente, o que também contribui para a proliferação de fungos e bactérias no tecido.

Além disso, muitas pessoas têm o hábito de deixar a toalha estendida no blindex - o que também não é a alternativa perfeita, tendo em mente que o banheiro é fechado e muito úmido. A nossa sugestão é estender a toalha no varal - em um local aberto, de preferência - e na sombra, para que as fibras não sejam ressecadas pelo sol. Seguindo essa dica, não tem erro!

6. Você não precisa passar as toalhas antes de guardar

Engana-se quem pensa que passar toalha de banho seja algo imprescindível. Esse hábito, inclusive, é bem dispensável e há quem diga que seja até prejudicial para o tecido. A verdade é que o ferro quente tende a deixar as fibras das toalhas mais amassadas, ásperas e, com o tempo, elas podem perder a capacidade de absorção.

Para fugir desse problema, a nossa dica é evitar passá-las. Após a secagem, enrole-as em tubinhos e guarde-as dentro do armário. Algumas pessoas gostam de passá-las justamente porque elas ficam mais compactas e, consequentemente, mais fáceis de organizar. Só que isso não é necessário - basta dobrá-las da forma certa que não tem erro!

Matérias: Lavanderia

Ver mais