Lavanderia

Tanque ou máquina de lavar? Aprenda a melhor hora de usar cada um

Confira a matéria para entender o melhor momento para usar o tanque ou a máquina de lavar para lavar suas roupas
Confira a matéria para entender o melhor momento para usar o tanque ou a máquina de lavar para lavar suas roupas

Uma área de serviço bem equipada é essencial para que as tarefas domésticas fiquem em dia. O tanque é muito utilizado no momento de limpeza de cômodos como a cozinha e os banheiros e também auxilia a higienizar e perfumar os ambientes secos depois que eles são varridos. Mas existe uma tarefa muito mais tradicional que pode ou não ser realizada por ali: a lavagem de roupas. Com a máquina de lavar esse processo acabou ficando mais simples, mas nem todas as peças podem ser colocadas por ali. Descubra qual é o melhor momento de usar um ou outro aqui embaixo!

A máquina de lavar serve para peças grandes e mais resistentes

Os modelos mais modernos de máquinas de lavar costumam oferecer vários tipos de funcionamentos diferentes para que você possa escolher o mais apropriado para as peças a serem limpas. Entre os modos rápidos, delicados ou para roupas encardidas, que têm uma quantidade maior de tempo de molho, é normal que as peças sejam sacudidas de um lado para o outro. Além disso, o processo de centrifugação que é ideal para uma secagem mais rápida também pode agredir bastante o tecido. Por isso, o ideal é deixar para essa lavagem mais bruta as peças grandes e mais resistentes. Entram nessa lista itens de roupa de cama, como lençóis e edredons, toalhas, peças em jeans ou algodão.

Peças delicadas e que devem ser esfregadas detalhadamente vão direto para o tanque

Uma vez que as peças mais resistentes vão direto para a máquina de lavar, as delicadas acabam sobrando para o tanque, onde podem ser higienizadas de maneira mais suave e eficiente, ao mesmo tempo. Entram nesta categoria as roupas bordadas, de lã, com aplique de tecidos frágeis como a renda, que têm miçangas, estampas frágeis ou qualquer outro detalhe que pode ser danificado durante o processo de lavagem na máquina de lavar. Além delas, utilize o tanque, também, para a limpeza de calçados de tecido como os tênis, bolsas em geral, mochilas e malas. Neste caso, você vai precisar de uma escovinha que esfregue a fibra do tecido, retirando a sujeira.

Qual é a melhor forma de lavar roupa no tanque?

Já que algumas peças não podem nem chegar perto da máquina de lavar para não serem danificadas é importante que você saiba a maneira correta de higienizar no tanque. Primeiro, separe tudo em três categorias: roupas brancas, pretas e coloridas. Lavar cada um destes grupos de cada vez é essencial para evitar manchas no processo. Tampe o ralo do tanque e encha-o com água suficiente para cobrir as roupas. Depois de um tempo de molho, esfregue uma por uma e torça (as peças de lã devem ser apenas espremidas}. Caso você deseje aplicar amaciante nas peças, dissolva um pouco do produto em água num balde à parte, mergulhe a roupa e não torça novamente: apenas esprema e pendure.

Matérias: Lavanderia

Ver mais