Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sabão para lavar roupa de bebê recém-nascido é diferente? Saiba quais cuidados tomar com o enxoval
Cuide Bem 12/12/2019

Sabão para lavar roupa de bebê recém-nascido é diferente? Saiba quais cuidados tomar com o enxoval

Lavar roupa de bebê não é nada muito difícil, mas também não dá para negar que essa tarefa demanda alguns cuidados. No caso de recém-nascidos, em especial, é ainda mais importante ter atenção com a higiene do enxoval. Então, para que você não erre nesses cuidados, nós separamos dicas bem simples de seguir. Dá uma conferida!

Lave as roupinhas com sabão neutro (ou de coco) sem cheiro

Muita gente não sabe, mas quando se trata de bebês recém-nascidos o cuidado deve ser dobrado! Na hora de lavar as roupinhas, por exemplo, o mais indicado é recorrer ao clássico sabão de coco ou opções neutras sem cheiro. Estes produtos não correm o risco de causar alergia na criança, pois não têm perfume forte ou ácidos em sua composição.

O ideal, inclusive, é evitar usar amaciantes durante essa fase. Deixe para usar o amaciante de roupas de bebê, por exemplo, quando a criança já tiver 6 meses. Vale destacar que também é fundamental lavar o enxoval do recém-nascido separadamente – deixando as roupas do resto da família para uma outra leva. Assim não tem erro!

Use água quente para fazer uma limpeza mais profunda

Para eliminar os germes e desinfetar bem as roupinhas do bebê, outra dica interessante é usar água com temperaturas mais elevadas para a lavagem. Muitas máquinas de lavar já vêm com a função “aquecimento”, para que você use água quente sempre que necessário. A nossa dica é justamente sempre recorrer a essa função na hora lavar o enxoval do neném! Apenas lembre-se de conferir as etiquetas das roupas antes de lavar, pois alguns tecidos são mais sensíveis a altas temperaturas.

Caso você lave as roupas à mão, não as deixe muito tempo de molho e tome cuidado com o enxágue

Algumas roupas do recém-nascido, de fato, devem ser lavadas preferencialmente à mão (em especial, aquelas mais delicadas, como as de bordado). No entanto, é importante destacar que esse modo de lavagem exige outros cuidados.

Para começar, é fundamental que você não deixe as peças de molho por muito tempo – mais indicado é deixar por no máximo 20 minutos. Depois, esfregue as roupinhas com sabão neutro ou de coco (lembrando de não usar nenhum produto com cheiro forte!).

Além disso, outro ponto importante é caprichar na hora do enxágue. Afinal, é de suma importância que não fique nenhum resíduo de sabão no tecido. Portanto, a nossa dica é colocar a roupa em um balde com água, sacudir e ir trocando a água até que o produto saia por completo. Por fim, agite a roupinha e coloque para secar em um varal. Não tem mistério!