Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como lavar roupa preta sem desbotar? Aprenda alguns truques
Cuide Bem 28/11/2019

Como lavar roupa preta sem desbotar? Aprenda alguns truques

Para garantir que as roupas não manchem durante a lavagem é muito importante que você as separe por cores e até por tipo de tecido (as de algodão das de malha, jeans, lã, seda e assim sucessivamente). Peças brancas, por exemplo, não devem ser lavadas junto com as coloridas, pois podem acabar absorvendo a tinta. Quando se trata de lavar roupas pretas, em especial, alguns cuidados também são necessários para evitar que elas desbotem. Quer aprender alguns truques para evitar isso? É só continuar lendo!

Vire a blusa pelo avesso antes de lavar

Independente de qual seja a cor (ou o tecido) da sua roupa, uma boa dica é sempre virá-la pelo avesso antes de lavar. Assim, você evita que a cor desbote e que o tecido fique desgastado por conta do agito dentro da máquina. Esse truque é bem simples e não dá nenhum trabalho! Além de seguir essa dica para a lavagem de peças pretas, lembre-se de fazer o mesmo com as estampadas e coloridas. Assim não tem erro!

Evite deixar as peças de molho durante muito tempo

Deixar as roupas de molho durante horas é um dos maiores erros que alguém pode cometer, sabia? Quando isso ocorre, o tecido tende a soltar tinta (desbotando com o tempo) e pode até ficar com mau cheiro. Por isso, caso seja necessário deixar a peça de molho – para tirar alguma mancha, por exemplo -, a nossa dica é nunca deixar o tempo extrapolar. Deixe a roupa submersa por no máximo 30 minutos e depois tire para lavar.

Dê preferência ao sabão líquido

Outra dica interessante é dar preferência ao sabão líquido na hora da lavagem. Isso porque o em pó tende a causar mais atrito e, a longo prazo, pode causar a “queima” da tinta, deixando a roupa desbotada. E isso ninguém quer, né?

Aposte em ciclos mais suaves e use água gelada

Na hora de programar a máquina para lavar roupas pretas, outra ótima dica é apostar em ciclos mais suaves (isto é, que sejam menos agitados) e usar água fria. Caso você use água quente, por exemplo, a tinta pode acabar desbotando – ainda mais se a máquina estiver em um ciclo muito pesado.

Nas primeiras lavagens, coloque um pouco de sal para fixar a tinta

Para garantir que a tinta não solte, um bom truque é deixar as roupas de molho com um pouco de sal de cozinha. Espere no máximo 15 minutos e depois lave normalmente! O ideal é que você faça isso pelo menos nas três primeiras lavagens da peça preta – com isso, a tinta fica bem fixada.

Com o tempo você também pode usar vinagre branco como um aliado na lavagem para evitar o desbotamento e, ao mesmo tempo, deixar o tecido bem limpo. Algumas pessoas, inclusive, usam o vinagre no lugar do amaciante (para deixar as peças mais macias) e dá supercerto!