Alimentação

4 comidas de boteco que você pode preparar em casa

O frango a passarinho de boteco fica melhor ainda se feito na airfryer da sua casa
O frango a passarinho de boteco fica melhor ainda se feito na airfryer da sua casa

Sabe aquela sexta-feira à noite que você precisa relaxar e fazer uma maratona de séries, mas a única coisa que se passa na sua cabeça são os tira gostos deliciosos do boteco da esquina? Que tal aprender a fazê-los no conforto da sua casa? Para qualquer brasileiro que se preze, esta é uma oferta irrecusável!

Os bares e os botecos definitivamente estão presentes na nossa cultura, seja no happy hour das sextas à noite ou depois de um dia exaustivo no meio da semana. Mas nada se compara a poder fazer o mesmo cardápio do barzinho da esquina sem nem mesmo sair da casa. Pensando nisso, nós separamos os 4 melhores aperitivos de boteco para você fazer de uma maneira bem caseira! Dá uma olhada:

1. Começando pelo clássico petisco de boteco: o pastel de queijo

Para fazer o aperitivo mais tradicional dos bares de esquina, você vai precisar de farinha de trigo, manteiga (ou margarina), alguns ovos, um pouco de muçarela (ralada ou em cubinhos), sal, óleo para fritar e o grande segredo da receita: um pouquinho de aguardente, pinga ou qualquer cachaça que você tiver por aí disponível! O passo a passo é bem simples. Primeiro, você deve colocar a farinha de trigo em uma tigela e misturar os ovos, a manteiga, e a aguardente. Em seguida, dissolva um pouco de sal em água fria para alcançar o ponto ideal da massa!

Acrescente os outros ingredientes e comece a sovar. Essa parte do processo demora um pouquinho mais, mas é essencial! Quando você perceber que a massa ficou lisinha, deixe-a repousando por pelo menos 1 hora (pode cobri-la com um paninho se preferir). Por último, abra-a com um rolo e coloque os cubinhos de queijo, apertando as bordas com um garfo para fazer aquela marquinha do pastel. Frite e se delicie! Uma dica: se fazer a própria massa for muito demorado ou complicado, basta comprar a pronta que sempre fica na seção de frios do mercado. No fim, o resultado é o mesmo!

2. O inconfundível croquete de carne

Se você é um frequentador de bares e botecos, sabe bem do que estamos falando. Esse é o petisco que faz a noite valer a pena! Para prepará-lo não tem mistério: tudo o que você precisa é de um pouco de cebola, alho, carne moída, sal, pimenta-do-reino, farinha de trigo, leite, e a combinação de farinha de rosca + ovos para fazer a massa crocante.

Comece refogando o alho, a cebola e a carne em um pouco de óleo de soja ou azeite. Depois, dissolva um pouco da farinha de trigo no leite e adicione essa mistura na panela, até que todos os ingredientes estejam incorporados. Quando uma massa meio grudenta se formar (não estranhe, é assim mesmo), faça o formato oval do croquete com as mãos: é só enrolar um a um com cuidado e depois partir para o empanado (passe na farinha de rosca, no ovo e na farinha de rosca novamente). Agora é só pagar os seus bolinhos e fritá-los no óleo!

3. Que tal fazer o frango a passarinho de boteco na airfryer?

Além de ficar menos gorduroso do que costuma ser, ao utilizar o airfryer a receita fica mais fácil, prática e rápida. Mas calma, também é possível prepará-los no forno sem se preocupar com a falta de crocância, nós garantimos que o resultado será o mesmo! Para isso, basta separar os pedaços de frango, alguns dentes de alho, cebola, farinha de rosca, ovos (ou azeite), temperos a gosto (vale páprica picante, pimenta-do-reino, ou o que você tiver na sua casa) e uns dois ou três limões, dependendo do tamanho da porção que você fizer.

Para começar, tempere o frango com o alho, a cebola, e os temperos, e deixe-o marinando nessa mistura por pelo menos meia hora. Depois, você precisará empaná-los com a farinha de rosca e os ovos (da mesma forma que a receita do croquete) e colocá-los na airfryer até eles ficarem bem douradinhos. Finalize espremendo o suco do limão por cima!

4. Mandioca frita é o que não falta nos cardápios de boteco

A mandioca frita pode ser feita na airfryer, no forno, no óleo frito... Você é quem manda! Essa receita leva apenas 3 ingredientes: a mandioca, o óleo de soja e o sal para a finalização. É só fritar e se esbaldar! Um conselho bônus: se optar pela airfryer, troque o óleo pelo azeite salpicado e adicione um pouco de queijo ralado por cima. Fica uma delícia!

Matérias: Alimentação

Ver mais