Alimentação

Como fazer um frango a passarinho crocante e sequinho igual ao de boteco

Você pode servir o frango a passarinho com ketchup, maionese, mostarda e diferentes molhos
Você pode servir o frango a passarinho com ketchup, maionese, mostarda e diferentes molhos

Quando se fala em comida de boteco, a gente logo pensa em batata frita, aipim, pastel e, claro, no bom e velho frango a passarinho. Esse aperitivo combina com tudo e deixa qualquer um com água na boca! Para te ajudar a preparar um frango a passarinho crocante e sequinho em casa, a gente separou umas dicas bem fáceis de seguir. Dá uma olhada e corre para fazer o tira gosto perfeito!

Comece caprichando na marinada

Para que o frango a passarinho fique bem saboroso (com gostinho de tempero), é importante que você capriche bastante na marinada. Não tem muito segredo para acertar nesse caso: misture suco de limão, alho amassado, pimenta, salsinha, cebolinha, um pouco de sal e, depois, deixe as asinhas de frango marinando por algumas horas. Você pode até deixar durante a noite toda para que o tempero pegue bem.

Enrole os franguinhos na farinha de trigo

Após deixar o frango marinando, você deve fazer uma mistura de farinha de trigo, orégano, um pouco de fermento e, então, enrolar bem as asinhas. Uma boa dica é colocar a farinha em um pote, jogar os frangos por cima, tampar e balançar bastante para que tudo fique bem misturado. Essa é uma etapa importante para garantir a crocância da receita, então capricha!

Obs.: Algumas pessoas preferem fazer uma mistura de ovos + leite + bicarbonato de sódio para ajudar a empanar. Nesse caso, você deve passar o frango antes na farinha, depois na mistura com ovos e, então, novamente na farinha - depois é só fritar. Desse jeito também dá supercerto e o resultado fica bem crocante!

Frite bem os frangos no óleo quente

Agora que os frangos já estão devidamente empanados chegou a hora de fritar! A receita clássica (preparada no boteco) utiliza óleo quente, o que realmente dá um gostinho especial. Mesmo assim, você pode inovar e recorrer a outros métodos de preparo, como a fritadeira elétrica (airfryer) ou também usar o forno para assar. Assim, o frango fica bem sequinho e mais saudável.

Caso você prefira fritar no modo tradicional, a nossa dica é usar um óleo novo para que o resultado fique mais saboroso. Mas prepare-se para a sujeirada e esteja disposto a limpar o fogão depois da fritura - a gente jura que o trabalho vale à pena!

Faça um molho caseiro para servir junto

O frango a passarinho sem nada já fica uma delícia, mas você já experimentou colocar um molho especial por cima? Tem gente que coloca ketchup, mostarda, maionese - e essas opções são realmente deliciosas. Mas, se a ideia for fazer algo artesanal, uma dica de ouro é preparar um molho de alho caseiro: misture maionese, alho amassado, cheiro-verde e um pouco de azeite. O resultado é uma pastinha dos deuses que fica uma delícia com o frango a passarinho. E aí, se animou para fazer essa receita de boteco em casa?

Matérias: Alimentação

Ver mais