Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os truques para tirar a gordura do fogão e da louça sem esforço
Meu Lar 29/04/2019

Os truques para tirar a gordura do fogão e da louça sem esforço

Quem é que nunca teve dificuldade de remover a gordura (geralmente após frituras) de panelas, travessas ou até mesmo do fogão? Em alguns casos não é tão difícil tirar o aspecto gorduroso – apenas o detergente já resolve. No entanto, quando a quantidade de gordura é muito grande (como em receitas com muito óleo e manteiga, por exemplo) acaba sendo mais difícil lavar os itens. Para te ajudar, nós separamos os melhores truques para tirar a gordura do fogão, do cooktop (inclusive das grades) e também das louças. Confira e aprenda!

Use limpadores desengordurantes no fogão

Uma das melhores dicas é recorrer a desengordurantes específicos – há limpadores de cozinha que servem, justamente, para a limpeza do fogão, da pia, micro-ondas e até mesmo dos azulejos do cômodo. Esses produtos são bem potentes e costumam resolver o problema da gordura. Você só precisa de uma esponja (lembre-se de usar apenas o lado macio) ou pano próprio para limpeza para esfregar o produto no local que precisa ser limpo.

Deixe a louça de molho com água quente e detergente

A maior parte das pessoas já conhece esse truque, mas não custa nada lembrar! Afinal, usar água quente para soltar a gordura e realizar uma limpeza profunda nas louças é uma das melhores dicas que têm. Sabe aquela panela que acumula muita gordura após o cozimento? Então, ela pode ser deixada de molho com água quente e detergente comum. Após alguns minutos, você vai perceber que o óleo e a gordura ficarão mais soltos e, então, fica muito mais fácil de lavar.

Você pode deixar de molho durante bastante tempo (até mesmo de um dia para o outro) e depois lavar com esponja e detergente comum. Isso serve para panelas, travessas e também para louças de vidro e cerâmica. Não tem erro!

Use uma solução de água quente, vinagre e bicarbonato de sódio

Outra dica interessante é preparar uma solução caseira milagrosa, feita à base de água quente, vinagre branco e bicarbonato de sódio. Essa mistura, inclusive, é conhecida por ser multiuso – além de remover a gordura do fogão, ela serve para limpar pisos e outras superfícies pela casa. O segredo para tirar bem a gordura é aplicar essa solução no fogão (de preferência com um borrifador) e depois esfregar suavemente com um pano. Além disso, você pode lavar as grades normalmente – que nem a louça – com a água quente e detergente para remover bem a gordura. Caso elas estejam muito sujas, deixe de molho por cerca de 30 minutos nessa solução.

Obs.: Lembre-se de que os fogões (principalmente os de inox) são sensíveis a arranhões e, por isso, devem ser limpos com panos bem macios ou com o lado suave da esponja.

Veja mais