Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
8 tipos de queijo e as melhores formas de usá-los nas suas receitas
Guia Culinário 20/05/2019

8 tipos de queijo e as melhores formas de usá-los nas suas receitas

Tem gente que ama comer queijo de tudo quanto é jeito, né? E há tipos de queijo para todo tipo de preparo. Pode ser na pizza, no sanduíche, nos salgadinhos, ralado em cima do macarrão, nhoque ou até mesmo como tira gosto (junto com um vinho, quem sabe). Para te inspirar a experimentar todos eles, nós separamos uma lista com 8 tipos bem saborosos e muito usados aqui no Brasil. Confira!

1. Muçarela é um dos tipos de queijo perfeitos para pizzas

O queijo muçarela (do italiano “mozzarella”) é um dos preferidos dos brasileiros. Ele é comumente usado no preparo de pizzas, sanduíches e carnes à parmegiana, sendo um dos mais saborosos e fáceis de incorporar às receitas. Os dois tipos de muçarela mais conhecidos são os feitos com leites de vaca e de búfala. Este último, inclusive, é tido como um dos mais refinados e saborosos que têm, sabia? Vale super a pena experimentar!

2. Provolone é o mais popular dos tipos de queijos italianos

Proveniente da Itália, esse queijo tem um sabor levemente apimentado e também pode ser incorporado a diferentes receitas. Sabe a clássica pizza “quatro queijos”? Ela geralmente é feita com muçarela, provolone, parmesão e gorgonzola. Mas, além disso, você também pode usar o provolone para rechear sanduíches (com carne seca, por exemplo, fica uma delícia!), salgadinhos e batatas de forno. Fica a dica!

3. Prato: um dos tipos de queijo amarelo mais populares

Esse também é um dos queijos mais encontrados nas casas brasileiras, sabia? Ele é ótimo para fazer aquele misto-quente no café da manhã ou lanche da tarde. Um ponto interessante é que ele foi inventado aqui no Brasil na década de 20, em uma tentativa de imitar o queijo dinamarquês “danbo”. Ele geralmente é usado no preparo de lanches, mas você pode abusar da criatividade para fazer outras receitas.

4. Parmesão: tipo de queijo perfeito para culinária

Considerado um dos melhores queijos do mundo (e muito usado na culinária brasileira), o parmesão é ótimo para incrementar pratos com massas – quando ralado em cima da macarronada, por exemplo, fica uma delícia! Também originário da Itália, esse queijo tem uma textura mais arenosa e um sabor sem igual. Você também pode usá-lo como recheio de sanduíches e até tira gosto.

5. Minas: um dos tipos de queijo branco mais brasileiros que há

Minas Gerais deveria ser considerada a capital nacional do queijo, né? Foi lá que inventaram o queijo minas, que também é um dos mais consumidos aqui no Brasil. Existem duas versões principais desse queijo: o padrão (que é mais amarelinho e seco) e o frescal (que solta soro, tem coloração branca e é mais usado em receitas lights). O queijo minas costuma ser usado no preparo de sanduíches e é uma ótima alternativa para quem está fazendo dieta.

6. Gorgonzola: um dos mais polêmicos tipos de queijos finos

O queijo gorgonzola é um dos mais polêmicos que existem – tem gente que ama e outros que odeiam. Ele é um tipo de queijo azul, fabricado a partir do leite de vaca, em um processo em que há a injeção de fungos – por isso, o queijo fica com uma aparência mofada. O grande diferencial do gorgonzola é que ele possui sabor e aroma muito intensos, podendo ser usado em receitas como sopas, risotos, pastas ou então como tira gosto.

7. Coalho: melhor opção para churrasco dentre todos os tipos de queijo

Quem é apaixonado por churrasco já deve ter experimentado o famoso queijo coalho na brasa. Ele é muito consumido na região Nordeste, onde é usado como aperitivo, em pratos como saladas, sanduíches, carnes, massas e risotos. O dadinho de queijo coalho, por exemplo, é um dos melhores tira gostos que tem. Que tal experimentar?

8. Cottage é uma opção de tipo de queijo que diabético pode comer

Se você está buscando uma alternativa mais leve e saudável, o queijo cottage é uma ótima opção. Ele é bem nutritivo, pouco calórico e é bastante consumido aqui no Brasil. Originário da Inglaterra, ele tem uma cor branca (semelhante ao queijo minas frescal) e uma textura bem cremosa, que combina superbem com sanduíches lights. Além disso, ele pode ser usado em cremes, pastas e risotos.

Bônus: mais dois tipos de queijo para você experimentar

Pensa que acabou? Existem mais duas opções de queijo que merecem um espacinho na sua geladeira de vez em quando para tornar as refeições em família ainda mais especiais:

9. Burrata de búfala é um dos tipos de queijo para tábua de frios

A burrata de búfala é um tipo de queijo que, em questão de textura, está entre a manteiga e a mussarela. O termo burrata, inclusive, significa “amanteigado” em italiano. Ele possui uma espécie de casca bem fininha em seu exterior. Já seu interior é cremoso e de sabor bem suave. Ele tem uma aparência refinada que dá um toque especial em tábuas de frios, mas também pode ser servido com tomate seco e torradinhas.

10. Cheddar é o mais cremoso entre os tipos de queijo amarelo

Seja para dar um toque especial em um hambúrguer ou para inovar no misto quente de todo dia, o queijo cheddar é uma alternativa e tanto. Saboroso e cremoso, esse tipo de queijo já vem fatiado na embalagem, o que ajuda a preservar sua textura e te dá mais praticidade na cozinha.

Matéria publicada em 20/05/2019

Atualizada em 16/01/2023