Alimentação

Mesa de frios: como montar e quais alimentos não podem ficar de fora

Salame, queijo e azeitona são alguns aperitivos típicos de uma mesa de frios
Salame, queijo e azeitona são alguns aperitivos típicos de uma mesa de frios

Em um primeiro momento, a montagem de uma mesa de frios pode até parecer simples, mas a verdade é que o trabalho exigido para isso pode ser muito maior do que se imagina, especialmente no caso de uma bem elaborada. Isso porque o processo não se resume apenas a colocar os alimentos na mesa: é preciso saber como dispor cada um de maneira harmônica e prática para as pessoas terem mais vontade de ir até ela.

Os principais alimentos de uma mesa de frios

Os alimentos que tradicionalmente aparecem em uma mesa básica de frios são: presunto, salame, queijos diversos e azeitona, mas você também pode apostar em outros elementos interessantes para aumentar o leque de possibilidades e, consequentemente, de cores e formatos - o que ajuda a deixar a mesa visualmente mais atraente e variada. Ovo de codorna, torradinhas, a combinação de queijo, azeitona e salsicha em um único palitinho, molhos e pastas ajudam a compor o cenário de uma bela mesa de frios.

Atenção à validade dos alimentos que vão para a mesa de frios

É preciso tomar cuidado com os alimentos na mesa de frios. Se eles forem ficar expostos por muitas horas em um evento longo, por exemplo, é melhor evitar algumas opções que estragam mais rápido fora da geladeira, como, por exemplo, maionese e molhos em geral. No mesmo sentido, é importante se certificar de que todos os frios estejam dentro da validade. Às vezes, é mais prudente deixar de fora até mesmo alimentos que estão perto de expirar a data de validade.

Frios devem ser organizados na mesa por tipos

Quanto à disposição dos alimentos na mesa de frios, o ideal é que eles fiquem organizados de forma setorizada, ou seja, cada tipo de comida é agrupado em um local específico e delimitado. Pode ser colocando cada ingrediente em um prato ou bandeja, ou então todos em um mesmo suporte que possua divisórias. Há quem coloque tudo em uma única mesa, organizados em colunas. Cada divisão vai depender do gosto de cada um e do tamanho e importância do evento. Se for a festa de aniversário de 15 anos da sua filha, por exemplo, é melhor apostar na quantidade, já se estiver recebendo um casal de amigos em casa variedade é a palavra-chave.

Frutas e flores ajudam a decorar a mesa de frios

Para deixar a mesa de frios ainda mais bonita e colorida é interessante colocar frutas e flores ao redor. Só é preciso ficar atento, porque enquanto as flores devem servir apenas para a decoração, sem ter contato com os alimentos, as frutas podem sim ficar no meio dos frios. Só é importante escolher aquelas que não estragam tão fácil e que não sejam tão aguadas. Uvas e morangos são opções interessantes nesse sentido.

Matérias: Alimentação

Ver mais