Alimentação

7 receitas com carne moída para variar nas refeições do dia a dia

Macarrão com carne moída é um prato bem simples de ser preparado
Macarrão com carne moída é um prato bem simples de ser preparado

Cozinhar a comida da semana inteira de uma vez só é uma opção muito prática, sem falar que levar marmita para o trabalho ajuda a economizar. O problema é que algumas pessoas não gostam de comer a mesma coisa todos os dias, mas também não querem ter que pensar em diferentes maneiras de combinar a proteína no prato. Por isso, a nossa dica é comprar carne moída para a semana inteira de uma vez só e ir preparando diferentes refeições com o ingrediente. Está faltando criatividade? Então fica tranquilo que nós separamos 7 receitas com carne moída para você variar no cardápio todos os dias da semana. Dá uma olhada:

1. Macarrão com carne moída

A primeira opção é a mais simples de todas. Afinal, é só preparar a carne moída e o macarrão do jeitinho que você gosta e comer tudo sem medo de ser feliz. Não se esqueça de colocar um pouquinho de queijo ralado para a refeição ficar ainda mais saborosa. Lembrando que se sobrar macarrão ele também pode ser reaproveitado em outras receitas, ok?

Você vai precisar de: 500 g de macarrão espaguete Qualitá, 500 g de carne moída, ½ cebola picada, 3 dentes de alho amassados, azeite, 1 sachê de molho de tomate com manjericão Qualitá (340 g), 1 pacote de queijo ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Comece preparando a carne moída: em uma panela, coloque a cebola picada e um pouco de azeite. Espere dourar e, então, acrescente a carne, sal a gosto e misture até que ela fique cozida e levemente dourada. Coloque o molho de tomate, a pimenta-do-reino (você também pode colocar cheiro-verde) e, se julgar necessário, coloque um pouco de água para aumentar o molho. 

Agora, basta preparar o macarrão, que é algo bem simples: encha ⅔ de uma panela grande com água, um pouco de sal, espere ferver e, então, coloque o macarrão. Mexa de vez em quando com um garfo e espere o macarrão ficar al dente. Depois, é só colocá-lo em uma travessa e jogar a carne por cima. Sirva com queijo ralado.

2. Panqueca de carne moída

Aqui você pode aproveitar a carne moída do dia anterior e usá-la de recheio para panquecas caseiras. A nossa dica é adicionar mais temperos (como orégano e manjericão) e usar um novo molho de tomate e queijo ralado para cobrir as panquecas e deixa-las mais saborosas. 

Você vai precisar de: 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos, ½ xícara de leite, 1 colher de sopa de manteiga, sal a gosto, carne moída do dia anterior, 1 sachê de molho de tomate Qualitá, 1 pacote de queijo ralado.

Para preparar a massa da panqueca, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Depois, aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma concha de massa. Espalhe virando a panela para formar uma panqueca fina e redonda. Doure os dois lados e, então, coloque em um prato. Com essa receita, será possível preparar cerca de 7 ou 8 panquecas. Depois, recheie-as com a carne moída, enrole-as, coloque-as em uma travessa, cubra com o molho de tomate, o queijo ralado e deixe cerca de 10 minutos no forno médio. Sirva em seguida.

3. Bolo de batata

Sabe o que mais você pode fazer com a carne moída que você já preparou? Um bolo de batata! Tudo bem, ele provavelmente vai durar mais de um dia. Então, se você não quer repetir a refeição, o mais indicado é preparar a receita apenas se mais gente for comer, ok?

Você vai precisar de: 7 batatas médias, 220 ml de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, sal a gosto, carne moída do dia anterior, 6 fatias de queijo muçarela.

Para preparar a massa, comece descascando e cortando as batatas e, então, coloque-as para cozinhar em uma panela com água. Quando elas estiverem cozidas, coloque-as em um escorredor, amasse-as com um garfo, acrescente o leite, a manteiga, o sal a gosto e misture (formando uma espécie de purê mais firme).

Forre o fundo e as laterais de uma travessa com o bolo de batata. Depois, coloque a carne moída como recheio (antes, se julgar necessário, você pode dar uma incrementada na carne com mais molho de tomate e temperos) e tape com uma camada de bolo de batata. Forre com o queijo muçarela e coloque para assar no fogo médio durante cerca de 15 minutos. Depois é só servir!

4. Kafta

No caso da kafta, o preparo da carne moída será um pouquinho diferente, mas nada que dê trabalho e faça você perder tempo. Para deixar a carne com o sabor característico, a dica é abusar nos temperos, especialmente no que diz respeito ao alho. 

Você vai precisar de: 1 kg de carne moída, suco de 1 limão, 1 cebola grande picada, 4 dentes de alho amassados, 2 colheres de sopa de azeite, ½ xícara de cheiro-verde picado, sal, pimenta-do-reino e hortelã a gosto e palitos de churrasco.

Para preparar essa receita de origem árabe, basta colocar todos os ingredientes todos os ingredientes em uma tigela e misturar bem com as mãos. Depois, molde a carne nos palitos de churrasco (montando um espetinho), coloque no congelador por uns 40 minutos e, depois, bote para assar no forno a 180°C por cerca de 45 minutos. Você pode servir com molho de alho e limão. 

Obs.: Caso você queira experimentar a kafta (mas não possa preparar tudo por conta própria), a Qualitá oferece espetinhos de kafta congelados. Neste caso, você só precisa colocar para assar. Bem simples, né? 

5. Quibe

Mais uma vez, aqui a carne moída terá um preparo diferente, já que será preciso misturá-la com trigo para quibe previamente deixado em água quente para crescer. Depois, o pulo do gato: caprichar na hortelã. É esse tempero que deixa o quibe com aquele gostinho de quero mais. 

Você vai precisar de: 1 kg de carne moída, 1 pacote de trigo para kibe Qualitá (500 g), 1 cebola média picada, 4 dentes de alho amassados, 2 colheres (chá) de pimenta síria, sal, hortelã e cheiro-verde a gosto, óleo para fritar.

Comece hidratando o trigo para kibe: deixe-o de molho em um recipiente (com água suficiente para cobrir) por cerca de 2 horas. Depois, esprema um pouco com as mãos e coloque o trigo em outro recipiente. Adicione a carne, a cebola, o alho, pimenta síria, hortelã, cheiro-verde e sal. Misture bem com as mãos (até a massa ficar mais homogênea), experimente para se certificar de que está bom de sal e temperos e, depois, faça bolinhos (no formato de quibe) com as mãos. Frite no óleo quente e prontinho!

6. Croquete de carne moída

O croquete também é bem simples de ser preparado, já que você basicamente precisa fritar a carne moída com os outros ingredientes da receita - como cebola, cheiro-verde e farinha de rosca -, moldar e fritar. Tão fácil que você nunca mais vai querer pagar por um na rua!

Você vai precisar de: 1 kg de carne moída, 4 dentes de alho amassados, 1 ½ colher de sopa de margarina, 1 xícara de molho de tomate, 3 xícaras de farinha de trigo, 400 ml de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto, 4 ovos batidos e farinha de rosca para empanar, óleo para fritar.

Comece preparando a carne: em uma panela, coloque a margarina, o alho e refogue um pouco. Acrescente a carne, refogue e, em seguida, acrescente o molho de tomate, a pimenta-do-reino e o sal a gosto. Ferva o leite separadamente, adicione-o à carne e mexa mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo e misture até que a massa desgrude da panela.

Para finalizar, basta esperar a massa esfriar. Depois, faça bolinhas com as mãos, passe nos ovos batidos, na farinha de rosca e coloque para fritar no óleo quente. Fica uma delícia e você vai poder comer em casa um verdadeiro aperitivo de boteco

7. Pimentão recheado com carne moída

Por fim, temos uma receita que também entra na linha do "podemos preparar a carne moída de uma vez só e usá-la em diferentes receitas". O pimentão recheado é nutritivo, bem prático de fazer e fica delicioso!

Você vai precisar de: 2 pimentões médios, carne moída do dia anterior, 3 colheres de sopa de requeijão, 3 fatias de queijo muçarela, pimenta-do-reino e salsinha a gosto, 1 pacote de queijo ralado.

Comece incrementando a carne moída para fazer um recheio mais saboroso. Coloque-a em uma panela, acrescente o requeijão, as fatias de queijo cortadas e mexa bem. Você também pode colocar um pouco de pimenta-do-reino e e salsinha a gosto.

Depois, corte a tampa do pimentão, retire suas sementes, acrescente a carne moída incrementada, coloque queijo ralado por cima, feche e envolva com papel alumínio. Depois, leve ao forno a 200°C por ao menos 15 minutos e voilà! Não se esqueça de que o prato fica mais gostoso quando consumido ainda quentinho.

Matérias: Alimentação

Ver mais