Alimentação

Os truques para fritar qualquer alimento com perfeição

Uma das dicas para deixar a crosta crocante é fritar o alimento duas vezes
Uma das dicas para deixar a crosta crocante é fritar o alimento duas vezes

O ato de fritar alimentos pode até parecer algo muito simples, mas na verdade não é. Bom, pelo menos não uma fritura bem feita, pois exige mais do que apenas jogar a comida no óleo. É preciso ter uma série de cuidados para que a comida fique saborosa e bem acabada. E não pense que isso é besteira! É, na verdade, o divisor de águas entre uma fritura ruim ou no máximo "ok" de uma realmente caprichada e gostosa. Também quer fritar alimentos com perfeição? Então siga as nossas dicas:

Saiba qual a melhor gordura para atingir o melhor resultado na hora de fritar

Uma das dicas para fritar com qualidade é escolher a gordura ideal, que é o óleo vegetal neutro. Os óleos de girassol e de milho são boas opções, pois são mais em conta do que os de algodão e canola, por exemplo. Além disso, esses óleos têm o ponto de fumaça alto, o que significa que podem ser aquecidos em temperaturas elevadas sem queimar. Para o processo de fritura, isso é ideal.

Truque do palito de fósforo: achando a temperatura ideal do óleo

Outra dica importante é saber achar a temperatura ideal para fritar, ou seja, o ponto em que os alimentos terão as melhores chances de ficarem perfeitos. Isso é essencial para evitar que a comida queime por fora ou não cozinhe direito por dentro. Existem diferentes truques para chegar à temperatura ideal para fritar, mas o mais conhecido talvez seja o do palito de fósforo. É muito simples: basta jogar o palito no óleo esquentando e esperar até ele acender. Neste momento, você poderá começar a fritar, porque significa que ele está no ponto.

Escolher os equipamentos mais adequados fará toda a diferença na hora de fritar

A escolha dos equipamentos usados no processo de fritura é outro ponto diferencial para que o resultado seja bom ou ruim. Quando são utilizados os materiais mais adequados, a qualidade dos alimentos certamente será superior a daqueles que foram fritados em panelas ou frigideiras diferentes. Dê preferência aos equipamentos de inox ou de ferro, pois eles transferem o calor de maneira uniforme e isso contribui para a qualidade da fritura.

Fritura perfeita deve ser feita em duas etapas

A última dica para você fritar qualquer alimento com perfeição é dividir o processo em duas partes. Primeiro, frite a comida no óleo em temperatura mais baixa, apenas com o intuito de cozinhar por dentro. Deixe o alimento em espera e volte a fritá-lo apenas na hora de servi-lo. Neste segundo momento, a fritura deve ser feita com o óleo em temperatura bem elevada. Isso é o que deixa as batatas fritas e salgadinhos bem crocantes e dourados, por exemplo.

Matérias: Alimentação

Ver mais