Alimentação

Precisa substituir ingredientes na receita? Saiba como fazer a troca certeira com itens da despensa

Faltou açúcar na despensa? Você pode usar mel para adoçar chás, cafés, vitaminas e outras bebidas
Faltou açúcar na despensa? Você pode usar mel para adoçar chás, cafés, vitaminas e outras bebidas

Você está preparando o almoço ou a sobremesa e, de repente, descobre que não tem o ingrediente certo (leite ou açúcar, por exemplo) para continuar a receita. O que você faz? Em vez de entrar em desespero e largar a receita de lado, a nossa dica é que você use a criatividade e utilize outro ingrediente no lugar. A boa notícia é que existem várias formas de substituir alimentos no dia a dia. Para te ajudar, nós preparamos dicas de como fazer uma troca certeira com itens da despensa.

Troque amido de milho por farinha de trigo para engrossar caldos

Engana-se quem pensa que apenas o amido de milho serve para engrossar caldos e molhos. Caso esse ingrediente falte na despensa, você pode facilmente usar a farinha de trigo como substituta. Ela, inclusive, costuma ser a salvadora em outros casos - pode ser usada, por exemplo, para preparar alimentos à milanesa - substituindo, nesse caso, a farinha de rosca.

Use o açúcar comum para fazer o açúcar confeiteiro

Você sabia que é possível fazer açúcar confeiteiro a partir do comum? O modo de preparo é bem simples, basta bater o açúcar com um mixer ou liquidificador e prontinho! Algumas pessoas também acrescentam um pouco de amido de milho para conservar melhor o ingrediente. Neste caso, após bater o açúcar comum, basta adicionar o amido, peneirar tudo e guardar em um pote de vidro hermético. Que tal usar essa tática, hein?

Troque óleo por azeite para fritar diferentes alimentos

Quem gosta de seguir hábitos mais saudáveis já costuma usar o azeite em vez do óleo na hora de fritar cebola, alho e outros ingredientes para o preparo de arroz, feijão e macarrão, por exemplo. Então, caso você perceba que o óleo da casa acabou, saiba que o azeite já consegue substituí-lo superbem em várias situações.

Use pão velho para substituir a farinha de rosca e fazer receitas à milanesa

Outro truque muito interessante é recorrer a pães velhos (tanto francês quanto de forma, mas ainda dentro da validade) para fazer farinha de rosca. Neste caso, você deve colocar os pães para assar no forno, para que eles fiquem mais secos e duros e, depois, basta triturá-los no liquidificador. Esse tipo de farinha de rosca é mais natural e deixa os alimentos mais crocantes. Sem falar que é uma ótima forma de evitar o desperdício de alimentos, né?

Leite de coco, de amêndoas e de outros vegetais podem substituir o da vaca

Muita gente não sabe, mas os leites vegetais também são ótimos para substituir o leite comum em algumas receitas. Eles podem ser usados no preparo de bolos e vitaminas, por exemplo. Quem é intolerante à lactose, inclusive, costuma usar bastante as diferentes versões de leite vegetal. Então, que tal experimentar?

Substitua o açúcar pelo mel na hora de adoçar bebidas

Para adoçar bebidas como vitaminas, sucos, cafés e chás, outra dica interessante é substituir o açúcar pelo mel. Esse ingrediente dá um toque de sabor interessante e acaba sendo bem mais saudável que o açúcar comum. Você também pode colocar um pouco de mel no iogurte e na banana para comer na parte da manhã. Fica uma delícia e, assim, você evita consumir mais açúcar que o necessário.

Matérias: Alimentação

Ver mais