Alimentação

9 alimentos que nunca podem faltar na sua despensa

Macarrão, azeite e vinagre são alguns dos alimentos que você deve ter sempre na despensa
Macarrão, azeite e vinagre são alguns dos alimentos que você deve ter sempre na despensa

Por mais que você seja muito organizado com as suas compras semanais ou de mês, dependendo dos seus hábitos - e dos das pessoas que dividem a casa contigo, claro - alguns alimentos vão acabar bem mais rápido do que outros. E isso pode acabar atrapalhando o preparo dos seus pratos. Para te ajudar, nós listamos 9 alimentos que não podem faltar nunca na sua despensa. Assim, você nunca vai passar por aquele desespero de perceber que algo acabou quando já está com a mão na massa! Se liga:

Sal é um tempero base para qualquer prato

Tudo bem que sal em excesso pode ser prejudicial à saúde, mas aquela pitada é necessária para dar um gostinho a mais na comida, não é? Afinal, brasileiro não gosta de comida insossa, então ficar sem nenhum sal em casa é basicamente deixar a comida sem gosto - a não ser que você use outros temperos, claro.

Arroz é um acompanhamento praticamente obrigatório

E arroz não pode faltar, não é? Mesmo quem não tem o hábito de comer com muita variedade no prato uma coisa é certa: se não for uma massa, o bom e velho arroz vai marcar presença. Lembrando que, se ele sobrar, você ainda pode usá-lo para preparar algum outro prato, e assim ajuda a evitar o desperdício de alimentos.

Feijão pode ser usado no preparo de diferentes pratos

E por falar em arroz, é claro que o feijão não poderia ficar de fora! A combinação dos dois ingredientes é certa no prato do brasileiro, e por isso é importante ter sempre um pacotinho na despensa. Sem falar que o ingrediente também pode ser usado em outros pratos, como o tutu, ou mesmo servir de ingrediente para uma sopa.

Macarrão é muito fácil de fazer

Ao menos um pacotinho de macarrão deve estar na sua despensa. Afinal, ele salva em dias que não tem nada para comer! Fácil de preparar, ele pode ser feito até no micro-ondas, acompanhado ou não por um molho. Pela sua praticidade e por ser adorado por todos (já conheceu alguém que não gosta de macarrão, por acaso?) ele definitivamente tem que estar na sua despensa sempre.

Azeite é muito usado na cozinha

Tem que use apenas o azeite para temperar a salada e quem prefira utilizá-lo no lugar da manteiga para fritar. Seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: esse alimento nunca deve faltar na sua despensa, já que é um ingrediente muito usado para preparar as refeições.

Vinagre ajuda a higienizar folhas

Embora também seja usado para temperar saladas, o azeite é muito utilizado também na higienização das folhas, e por isso é essencial da cozinha. Sem falar que é o ingrediente chave para o preparo de diversos pratos, como o vinagrete, que é praticamente obrigatório nos churrascos.

Pão pode ser consumido a qualquer hora do dia

Tem alimento mais básico que pão? Seja para comer com patê, servir de base para um sanduíche ou ser simplesmente consumido puro, ele é uma pedida certa para o café da manhã e lanche. Isso quando também não acompanha uma sopinha no jantar ou é servido como um dos acompanhamentos de entrada do almoço. Em suma: um amigo para todas as horas.

Açúcar deixa as receitas mais gostosas

A não ser que você seja diabético é bem provável que precise ter açúcar em casa. Afinal, é ele que vai ser utilizado para adoçar as suas receitas, e, quando usado com cautela, vai fazer você ganhar a fama de cozinheiro de mão cheia! Se quiser, pode até optar pelo açúcar demerara em vez do tradicional: o importante é não esquecer que ele tem que estar no armário - principalmente porque na geladeira acaba petrificando.

Leite é muito importante na nossa alimentação

Pode bebida? Sim, senhor! O leite é essencial na nossa alimentação por ser fonte de cálcio - o que é especialmente importante para as crianças, que estão em fase de crescimento -, mas não vamos nos esquecer que ele também é usado no preparo de receitas, especialmente bolos. Seja em pó, líquido, desnatado ou integral, o importante é não deixar esse ingrediente acabar sem que você perceba.

Matérias: Alimentação

Ver mais