Alimentação

5 cuidados que você deve ter quando for preparar um bolo

Para preparar o bolo perfeito, existem alguns erros que você não pode cometer de jeito nenhum, como errar na temperatura e no tempo de preparo
Para preparar o bolo perfeito, existem alguns erros que você não pode cometer de jeito nenhum, como errar na temperatura e no tempo de preparo

Quem é que não gosta de comer um bolo com café quentinho no fim da tarde? Um dos maiores prazeres é se deliciar com aquela massa bem fofinha e saborosa, que a gente prepara com todo carinho! Só que existem alguns cuidados comuns que todos devemos ter na hora de preparar uma receita de bolo, como prestar atenção no tempo de preparo e na quantidade de ingredientes. Quer saber quais são os outros cuidados que você precisa ter? É só continuar lendo!

1. Evite abrir o forno antes dos primeiros 30 minutos

Esse é um dos pontos mais básicos que têm, mas que geralmente acontece por ansiedade: abrir o forno antes de esperar 30 minutos faz com que a massa não cozinhe tão bem e possivelmente solada. Por isso, você deve prestar muita atenção - e até cronometrar, se possível - para garantir que o bolo fique assando durante os primeiros 30 minutos sem interrupção. Inclusive, as massas mais sensíveis, como as dos pães de ló, podem sofrer caso você abra o forno antes do tempo.

2. Atenção na temperatura do forno

Muita gente pode achar que não faz diferença e até que com uma temperatura mais alta o bolo fique pronto mais rápido. Mas, caso a receita informe que a massa deve ser preparada a 180°C, é muito importante respeitar a instrução. Isso porque temperaturas altas demais podem queimar a superfície do bolo, sem que ele asse inteiro por dentro. Resultado: você terá um bolinho queimado por fora e cru por dentro, que ninguém gosta! Além disso, também é importante preaquecer o forno para que o meio já esteja bem quente quando você colocar a massa. Assim, o bolo consegue assar melhor e crescer de forma mais uniforme sem ficar torto. Basta ligar o fogão uns 5 ou 10 minutos antes que já ajuda!

3. Lembre de untar a forma sempre

Quando esquecemos de untar as formas, a massa pode ficar grudada na travessa, o que dificulta muito na hora de desenformar o bolo. Por isso, a principal dica é passar um papel com manteiga em toda a forma (principalmente nos cantos) e, depois, polvilhar farinha. Desse jeito, não corre o risco de a massa grudar! Além disso, depois de tirar o bolo do forno, você também deve esperar alguns minutos para desenformá-lo. Passe uma espátula ou faca nos cantos, para que ele desgrude bem e, então, vire-o em cima da bandeja. Bem fácil, né?

4. Substituir ingredientes sem checar

Trocar os ingredientes de uma receita de doce por conta própria pode por tudo a perder, mesmo que seja o óleo pela manteiga, por exemplo. Também pode acontecer de trocar o achocolatado por cacau em pó, mas como o cacau é mais amargo e não contém açúcar na composição, ele deve ser usado em menor quantidade e será preciso alterar algumas medidas, o que nos leva ao próximo cuidado da lista.

5. Prestar atenção nas medidas

Ao contrário do que muita gente pensa, colocar uma colher a mais ou a menos dos ingredientes influencia no resultado do bolo. Porque todas as medidas são pensadas juntas, de forma que os ingredientes devem se complementar. Uma colher de farinha a mais pode deixar seu bolo esfarelando.

Bônus: misture o fermento de forma delicada

Em vez de adicionar o fermento e bater a massa normalmente com uma batedeira, é recomendado peneirar o ingrediente uniformemente na massa - se possível junto com a farinha. Além disso, depois de adicionar o fermento, você também não deve demorar muito para colocar a massa no forno. Assim não corre o risco de o fermento perder o efeito sobre a massa e ela não crescer.

Matérias: Alimentação

Ver mais