Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Arroz soltinho: saiba o que muda na hora de prepará-lo em panela normal, elétrica, de pressão ou micro-ondas
Guia Culinário 28/09/2018

Arroz soltinho: saiba o que muda na hora de prepará-lo em panela normal, elétrica, de pressão ou micro-ondas

Cansado de cozinhar arroz no estilo “unidos venceremos”? Nós entendemos. Deixar ele soltinho não é uma tarefa fácil. A princípio, esse alimento que não pode faltar no prato dos brasileiros parece simples de cozinhar, mas a verdade é que para atingir o ponto certo você precisa conhecer alguns segredinhos, ainda mais porque cada tipo de panela pede um truque diferente.

Lave o arroz até que a água fique transparente

O primeiro passo para fazer o arroz dos sonhos é lavar bem os grãos para tirar o excesso de amido. Essa substância é a culpada por fazer com que o arroz fique um grude. Preste a atenção na cor da água: enquanto ela não estiver transparente é sinal de que o amido ainda não foi embora de vez.

Como deixar o arroz soltinho na panela tradicional

O jeito tradicional de preparar arroz é na panela normal. Parece um processo simples, mas para isso você precisa conhecer o truque: manter a panela fechada durante o cozimento. A dica é só retirar a tampa quando o arroz já estiver cozido, mas ainda com um pouquinho de água. No final do processo, quando a água secar, solte os grãos com um garfo – mas só após jogar o conteúdo em um recipiente que não arranha, como os feitos de vidro.

O tamanho da panela também é uma escolha chave, não se esqueça disso! Isso porque o volume do arroz aumenta bastante depois que ele fica pronto, e ninguém quer comida transbordando no fogão, certo? Por isso, evite os utensílios pequenos se a quantidade que você prepara é grande. Uma coisa é certa: com todos esses cuidados, o seu arroz vai ficar bem gostoso.

Prepare um arroz delicioso na panela elétrica

De presente de casamento encalhado a item indispensável para a casa: a panela elétrica vem conquistando cada vez mais o seu lugar na cozinha por ser muito eficiente. Afinal, ela tem um timer automático, que evita que você tenha que ficar de olho na comida o tempo todo, porque quando a água acaba ela simplesmente sai do modo cozinhar e volta para o aquecer – o que é ótimo para aquelas pessoas que são vítimas da correria diária.

Se você tem uma e não sabe por onde começar, saiba que não tem mistério! Em primeiro lugar, antes de cozinhar evite deixar o arroz de molho por muito tempo para que ele não fique grudento. Mexer muito sob o nível da água também faz com que o arroz fique ao melhor – ou pior? – estilo “unidos venceremos”.

Ah, também tome cuidado para não deixar a água secar totalmente, porque o arroz pode ficar preso no fundo da panela. Às vezes o olfato é o nosso maior aliado para evitar esse problema. Por isso, se sentiu o cheirinho de arroz no ar é sinal de que está na hora de desligar o aparelho.

Cozinhar arroz na pressão ajuda na economia de gás

Usar a panela de pressão para cozinhar o seu arroz não é só eficiente como também ótimo para a economia de gás. Mais uma vez, não tem muito mistério nessa tarefa. Primeiro você vai repetir todo o processo inicial para cozinhar arroz, mas com a diferença que agora ele vai ser refogado na panela de pressão. Mantenha a tampa fechada e, quando pegar pressão, espere cinco minutos e retire do fogo rapidamente para não ficar grudento. Não ultrapasse esse tempo para não correr o risco de queimar o alimento ou até mesmo explodir a panela. Lembrando que é preciso tirar toda a pressão antes de abrir o recipiente, ok?

Como preparar arroz no micro-ondas

Se você é do tipo prático e que não gosta de perder tanto tempo na cozinha, mas quer garantir a qualidade das refeições, saber fazer arroz no micro-ondas pode ser essencial para a sua vida. Comprar o arroz parboilizado em saquinhos é uma boa opção. A embalagem já vem até com ramificações para facilitar o cozimento do alimento. É só colocar o saquinho em um recipiente com água e levar ao micro-ondas por 25 minutos. Fica uma delícia! Esse tipo de arroz tem a característica de ser soltinho e os saquinhos ainda garantem porções certas para a quantidade pessoas que vão consumir, evitando o desperdício.

Qual a quantidade correta de arroz para preparar uma refeição?

Embora seja um complemento que sempre marca presença no almoço dos brasileiros, nem todo mundo sabe qual a quantidade exata de arroz para preparar uma refeição. Se essa é a sua dúvida, fica tranquilo, porque nós viemos com a solução: para cada porção de arroz use o dobro de água. Por exemplo, se você vai preparar 1 xícara do cereal, use 2 xícaras do líquido.

Ok, mas e como saber a quantidade ideal para cada um? Bem, ¼ de xícara é suficiente para uma única pessoa se o arroz for usado como complemento, já ele tiver que marcar uma presença maior na receita o ideal é utilizar ½ xícara. Para cada um dos casos utilize, respectivamente, ½ e 1 xícara de água para preparar a receita. A única ressalva é: evite preparar pouca quantidade na panela de pressão. Tente colocar pelo menos 2 xícaras de arroz e 4 de água, o que pode ser suficiente para uma refeição em família ou então para a marmita de vários dias.