Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Micro-ondas não é só para esquentar: 5 pratos que você pode fazer usando apenas o eletrodoméstico
Guia Culinário 26/09/2018

Micro-ondas não é só para esquentar: 5 pratos que você pode fazer usando apenas o eletrodoméstico

Responda rápido: para que serve o micro-ondas? É bem possível que a sua resposta tenha sido “para esquentar a comida”, já que o eletrodoméstico foi realmente criado para esse fim. Mas você sabia que ele pode ser um grande ajudante de quem ainda não sabe cozinhar muito bem ou então procura soluções fáceis no preparo de refeições e lanches? E não, não estamos falando de receitas que usam o micro-ondas apenas em parte, sendo finalizadas em fornos ou bocas de fogão. Nós separamos 5 pratos que qualquer um pode fazer no aparelho de maneira descomplicada.

Massas curtas de macarrão são perfeitas para o micro-ondas

Se macarrão instantâneo pode ser feito no micro-ondas, por que a sua versão mais tradicional não poderia seguir os seus passos? Como ele vai ser preparado em um recipiente não tão grande o ideal é optar por massas curtas, como penne, fusilli. Se você não for comer muito, pode até preparar tudo em uma caneca larga.

Para preparar é bem fácil: basta encher metade do refratário próprio para micro-ondas com o macarrão e colocar a mesma quantidade de água. Acrescente sal a gosto e mexa bem. Depois, ponha no micro-ondas por 2 minutos e meio e, quando acabar, misture bem o macarrão. Aqui, você pode acrescentar algum tempero que for do seu agrado, ou mesmo colocar um pouco de queijo e até duas colheres de leite para fazer a sua versão de molho branco. Mais uma vez, misture bem e leve ao micro-ondas por mais meio minuto, o suficiente para o queijo derreter. Aí é só tirar e aproveitar!

Omelete de caneca é uma receita prática e saborosa

Caso você ainda não saiba, o micro-ondas é ótimo para fazer ovo! Inclusive, há alguns recipientes que foram criados especificamente para preparar o alimento no eletrodoméstico – mas não precisa se preocupar com isso caso você não tenha um desses em casa. Antes de mais nada, primeiro é importante saber: como você gosta da sua omelete? Tem gente que prepara com tomate, cebola ou mesmo espinafre. Se esse é o seu caso saiba que os ingredientes podem sim fazer parte dessa receita! Inclusive, seu modo de preparo é mais simples do que você imagina. Basta colocar dois ovos em uma caneca, acrescentar os ingredientes e temperos que você quiser e mexer bem. Depois, leve ao micro-ondas por 3 minutos e está pronto!

Arroz preparado no micro-ondas também é soltinho e macio

Sim, também dá para preparar arroz com o micro-ondas! De uma forma bem prática, é só colocar em um recipiente próprio para o eletrodoméstico uma porção de arroz e o dobro desse valor para a porção de água. Por exemplo, se você quer preparar 1 xícara e meia do alimento, deve botar 3 xícaras do líquido. Aí basta levar ao micro-ondas por 8 minutos em potência alta e ficar de olho. Se depois desse tempo o arroz ainda estiver duro coloque mais água (caso ela tenha evaporado) e deixe lá por mais uns 3 minutos. Repita o processo quanto tempo for necessário até a comida ficar no ponto ideal e pronto!

Tudo bem, essa receita parece meio sem graça, né? É porque nós não indicamos o tempero! Antes de levar o conteúdo para o micro-ondas você pode misturar o que quiser, seja sal, alho, cebola ou até bacon. Se a ideia for usar também alguns legumes congelados, acrescente eles depois, e leve ao micro-ondas por mais 1 ou 2 minutos, que será o suficiente para eles descongelarem. O resultado final é delicioso.

Frango fica pronto em até 10 minutos

Acredite se quiser, mas dá para preparar um delicioso frango usando apenas o micro-ondas. O melhor: o passo a passo é rápido! Ok, mas como fazer esse prato? Mais uma vez, basta colocar o frango em um recipiente próprio para micro-ondas e deixá-lo cozinhar no aparelho por aproximadamente 10 minutos. Se a potência do seu micro-ondas for alta ainda é possível que ele fique pronto em apenas 6 minutos. Água não é realmente necessária, já que o próprio frango é úmido, mas se quiser você pode acrescentar um pouco.

Assim como ocorre com o arroz, deixar a receita assim, sem nada, não chega a dar água na boca. Por isso nada te impede de dar um pouco mais de sabor a ela. Por isso, vale a pena cortar o frango em pedaços e temperá-lo bem. Inclusive, pode deixar ele marinando no shoyu ou no limão por um tempo para que a receita fique ainda mais saborosa. Faça isso antes de levar a carne no micro-ondas, que depois de cozida ela vai estar deliciosa.

Brigadeiro pode ser feito sem fogão e fica tão gostoso quanto a versão original

Como ninguém é de ferro, nada como um brigadeiro para encerrar essa lista. Queridinho dos brasileiros, o doce não apenas é muito fácil de ser preparado no fogão como também pode ser feito no micro-ondas sem complicações. A única diferença é que, no segundo caso, é preciso ter um pouco mais de paciência, embora o passo a passo também seja bem simples.

Em primeiro lugar, vamos aos ingredientes: 1 lata de leite condensado, de 2 a 4 colheres chocolate em pó e 1 colher de margarina ou manteiga. Se você gosta de mais ou menos chocolate aí vai do gosto do freguês, apenas não se esqueça que, se for diminuir a quantidade de leite condensado, é melhor reduzir também a de margarina.

Levando isso em conta, coloque os ingredientes em um recipiente próprio para micro-ondas – e desta vez preferencialmente alto, para evitar que o conteúdo vaze – e programe o aparelho para cozinhar por 2 minutos em potência alta. É aí que entra o pulo do gato: você vai perceber que o brigadeiro não está pronto, e por isso deve misturá-lo bem e colocar por mais 2 minutos no micro-ondas. Repita esse processo até que o doce esteja na consistência que você gosta. Aí é só deixar esfriar e aproveitar! Uma boa dica é colocar granulado em cima, para ficar igual aos brigadeiros de festas.