Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Um lanche que vale por um jantar: 5 ideias de sanduíches gostosos e saudáveis para deixar suas noites práticas
Guia Culinário 28/09/2018

Um lanche que vale por um jantar: 5 ideias de sanduíches gostosos e saudáveis para deixar suas noites práticas

Não tem jeito: às vezes a gente não tem a menor vontade de cozinhar. Mas como ficar de barriga vazia também é péssimo, uma boa alternativa é preparar um sanduíche que não vai só forrar o estômago, mas também alimentar de verdade. Para isso é preciso saber escolher bem os ingredientes, porque alguns, por mais gostosos que sejam, não são nada nutritivos. Quer saber como preparar um sanduíche saudável e também muito gostoso? Então aí vão 5 sugestões para você montar o seu em casa:

Sanduíche de atum

Que peixe é muito saudável todo mundo sabe. Afinal, ele é fonte de ômega 3, que ajuda a cérebro a funcionar melhor e combate doenças. Para ter um alimento rico nesse nutriente a dica é a apostar no bom e velho atum. Afinal, é só abrir a latinha e metade do problema já foi resolvido. Mas como não queremos simplesmente oferecer peixe no pão, a ideia é fazer uma pastinha de atum.

Tudo bem que a maionese é o ingrediente que logo vem à mente, mas já que a ideia aqui é ser saudável o ideal é dar uma olhada em outras opções. Queijo cottage, por exemplo, é muito indicado para deixar o pão mais molhadinho. Também dá para acrescentar cebola, picles, tomate e outros ingredientes do seu gosto. Só tente dar preferência às hortaliças, que elas são a maior garantia que o sanduíche será nutritivo.

Sanduíche de frango

Tem um frango na geladeira, mas não está com vontade de fazer arroz para comer como complemento? Hora de montar um sanduíche com essa proteína! Aqui, no máximo você vai ter o trabalho de cortar o frango em alguns pedacinhos, mas ainda assim o processo é bem fácil. Se não quiser comer ele assim, “no seco”, pode misturar um pouco de ricota na mistura. Outros ingredientes que valem a pena acrescentar são cebola, alho, cenoura, tomate, alface e até – pasmem – passas. Qualquer um deles vai cair muito bem durante a noite sem deixar você com fome.

Sanduíche de peito de peru

Por possuir baixo teor de calorias, o peito de peru aparece como uma alternativa mais saudável que o presunto ou a mortadela, por exemplo. A sugestão de complemento não é nenhuma novidade: tomate, manjericão, queijo minas e orégano. De uma forma geral salada combina muito bem com esse sanduíche, então é mais que permitido apostar nas folhas! Você também pode dar uma tostada no pão, pois assim o resultado fica ainda mais saboroso.

Sanduíche vegano

Se você deixou de consumir produtos de origem animal não precisa se preocupar: nós preparamos uma opção vegana que combina nutrição e sabor. Se a ideia for substituir a proteína da carne pode apostar em opções vegetais que possuem o nutriente, como brócolis. Tofu é outro ingrediente que pode entrar no preparo do sanduíche, já que esse alimento feito a partir da soja é considerado um bom substituto de queijo, além de ser muito proteico.

Sanduíche de pasta de abacate

Se você nunca experimentou a pasta de abacate não sabe o que está perdendo! Para prepará-la basta misturar a fruta madura com suco de um limão, sal e pimenta a gosto. Coloque ela no pão e depois acresce tomate cereja e queijo minas. Se o pão for de forma, então, vale a pena dar uma tostada prévia nele e acrescentar um fio de azeite antes de fechar o sanduíche.