Alimentação

Vai levar marmita para o trabalho? Dicas para preparar a comida e se alimentar bem fora de casa

Abuse na salada para deixar a sua quentinha mais nutritiva
Abuse na salada para deixar a sua quentinha mais nutritiva

Levar marmita para o trabalho é sinônimo de rotina para muita gente. Além de economizar uma grana, comer o que é feito em casa é bem mais saudável. Sem falar que a qualidade da alimentação pode afetar diretamente o seu desempenho no trabalho, dando mais disposição e até concentração. Mas se você tem o hábito de preparar tudo sem muito planejamento, nós vamos te dar umas dicas para aproveitar ainda mais os benefícios da marmita.

Organize um cardápio semanal para a sua marmita

Comece organizando um cardápio semanal para preparar a sua comida. Sabemos que o tempo é precioso, então para fazer uma refeição saudável e balanceada é importante se planejar. Isso também vale para o mercado, ok? Faça uma listinha bem organizada com tudo o que precisa para preparar refeições com nutrientes variados.

Aliás, não é preciso cozinhar todos os dias! Separe um momento na semana para a preparar os alimentos. Lembrando que alguns pratos podem ser congelados, o que vai fazer eles durarem mais tempo. Apenas fique de olho para ter certeza se a comida pode ir ou não para o freezer.

Coloque mais cor na sua comida através das saladas

Prefira opções leves, investindo nas saladas, e tente deixar o seu pote o mais colorido possível. Além disso, evite alimentos altamente ricos em carboidratos - a não ser que isso faça parte da sua dieta. Eles são famosos por tirar a disposição, e você não vai querer sentir sono na hora do trabalho, né?

Faça um cálculo dos alimentos antes de preparar a marmita

Para facilitar o cálculo da quantidade ideal de alimentos você pode colocar a comida em um prato antes de montar a marmita. É recomendável que metade do prato tenha verduras e legumes e a outra metade um carboidrato, proteínas vegetais e animais. Arroz, grão-de-bico e peixe, por exemplo, são uma ótima combinação desses três nutrientes. Evite as frituras e molhos, pois a chance desse tipo de comida estragar é maior - o que pode contaminar o restante da refeição.

Invista em potes de vidro

Lembre-se que você vai esquentar a comida antes do almoço. Então não se esqueça de separar os alimentos quentes e frios em diferentes recipientes. Se o seu trabalho não tiver uma estufa ou geladeira, o ideal é colocar a sua marmita em uma bolsa térmica.

Os potes de plástico são os queridinhos por conta da praticidade, sem falar que não quebram e são mais baratos. Mas eles contêm substâncias químicas, que quando aquecidas no micro-ondas liberam toxinas que podem fazer mal à saúde. Por isso, se a ideia é se alimentar melhor vale a pena investir em um recipiente de vidro. Apesar de custarem mais, o investimento é compensado pelo tempo de vida útil do material. Já se você não tem dinheiro para isso no momento, não tem problema! Uma boa dica é colocar a comida em um prato antes de levá-la ao micro-ondas. Só verifique antes se o seu trabalho oferece pratos para os funcionários usarem.

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