Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabe cuidar das suas panelas? Aprenda a aumentar a vida útil de cada uma delas
Meu Lar 28/09/2018

Você sabe cuidar das suas panelas? Aprenda a aumentar a vida útil de cada uma delas

As panelas merecem respeito. Afinal, elas são as protagonistas quando o assunto é comida. Uma mal cuidada pode causar certos problemas na hora de fazer aquele prato delicioso, e ter que trocá-las de tempos em tempos pede um gasto que você talvez não possa bancar. Mas como para todo problema na cozinha há uma solução, o mesmo se aplica ao tempo de vida útil das panelas. Quer saber como manter as suas conservadas por muito mais tempo? Então se liga nas nossas dicas!

Preste a atenção na forma de usar o fogão

Na hora de cozinhar, utilize a boca do fogão do tamanho exato ou menor do que a panela. As chamas devem estar sempre concentradas no centro do fundo do utensílio para não ultrapassar as laterais. Dessa forma, você evita danos e ainda agiliza o cozimento.

Panelas de ferro fundido podem ser praticamente indestrutíveis

O segredo da longevidade desse tipo de utensílio, que é antiaderente, é temperar o ferro. Aqueça a sua panela no forno durante dez minutos e retire. Coloque uma colher de sopa de óleo na superfície e aqueça novamente durante dez minutos. Despeje o excesso de gordura e leve novamente ao forno para assar durante uma hora. No final do processo, deixe a panela esfriar dentro do forno. Você pode repetir essa técnica quantas vezes quiser. Lembrando que a dica só é válida caso a panela seja toda de ferro fundido, sem nenhuma parte de madeira ou plástico, que não podem ser levados ao forno.

Evite objetos de metal e esponjas de aço para limpar as panelas

Não utilize objetos de metal ou cortantes para tirar os resíduos grudados no fundo. Prefira as esponjas macias e elimine as de aço. Uma boa dica é encher a panela com água quente, sabão e deixar de molho por um tempo. Os resíduos vão amolecer e será muito mais fácil para descolar a sujeira depois.

Alta durabilidade do teflon depende do primeiro uso

A chave para aumentar a vida útil das panelas de teflon está na preparação antes de usá-la pela primeira vez. Para conservar o revestimento, unte-o com óleo e o aqueça no fogão por dois minutos. E na hora de limpar depois que a comida ficou pronta, não tem erro: basta esperar a panela esfriar para lavar e enxaguar normalmente.

Fundos queimados têm solução

Sabe aquela mancha preta de panela que ficou tempo demais no fogão e acabou queimando? Pois saiba que você pode dar adeus a ela! Para isso, coloque água até a metade do utensílio, misture sal ou vinagre e deixe ferver em fogo brando até clarear. Nem pense em usar fogo alto para isso, ok?

Use as panelas como parte da decoração

Colocar as panelas umas sobre as outras pode amassar e causar arranhões. Uma boa dica é aproveitá-las como parte da decoração da cozinha. Que tal pendurá-las em suportes especiais? O resultado final é no mínimo bem charmoso.

Veja mais