Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a evitar o desperdício de alimentos durante o preparo das refeições
Meu Lar 27/11/2018

Aprenda a evitar o desperdício de alimentos durante o preparo das refeições

Você sabia que quase metade da comida produzida no mundo é jogada fora e que o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos? O principal problema é que muita gente nem sabe que eles poderiam ser reaproveitados ou até durar mais tempo que o previsto. E como iniciativas para mudar as estatísticas começam dentro de casa, que tal começar a fazer a sua parte?

Congele as sobras

Muitas pessoas têm o hábito de comprar alimentos demais, e por isso acabam descartando o que sobrou do prato. Mas muitas vezes esse resto ainda está bom para o consumo. Ao invés de jogar no lixo, você pode congelar. Os legumes, por exemplo, podem ser conservados sem perder nutrientes e sabor, basta prepará-los da forma certa! Lembrando que nem toda comida pode ir para o freezer, então fique atento a esse detalhe antes de simplesmente tentar congelar tudo o que sobrou.

Como conservar as verduras

Até mesmo as verduras podem ser congeladas preservando o valor nutricional. A salsa, por exemplo, geralmente é vendida em grandes maços, e por isso nem sempre é usada por completo no preparo das refeições. E o destino do que sobrou você já conhece: o lixo. Mas você pode mudar isso! Retire os talos e pique as folhas do que não foi usado. Depois, distribua os pequenos pedaços naquelas bandejas de gelo com um pouco de azeite ou óleo e congele.

O mesmo truque vale para a hortelã e para outras verduras vendidas em maços. Já no caso de alimentos folhosos, como alface, o ideal é lavar e secar bem e depois guardar as folhas em potes na geladeira. Lembrando que se você misturar o vegetal com outro alimento ou botar o tempero antes de armazenar ele vai durar menos tempo.

Cascas de banana também podem ser aproveitadas

As cascas de banana são descartadas com frequência e a maioria das pessoas não faz nem ideia do quanto podem tirar proveito delas! Misturadas com açúcar, elas são ótimos esfoliantes para a pele. Sem falar que são ricas em fibras, e por isso melhoram o funcionamento do intestino. Aproveite esse benefício para preparar deliciosos pães, pavês ou outros doces de casca de banana.

Pó de café usado é multifuncional

Não há dúvidas de que aquele café quentinho não pode faltar na mesa dos brasileiros. Afinal, nós somos um dos países que mais consomem a bebida no mundo. Mas depois de preparar um pouco, o que você faz com o pó usado? Se a sua resposta foi “jogo no lixo” é hora de mudar esse hábito! Você pode até não saber, mas ele tem muitas utilidades.

Ao colocar as borras em volta das plantas elas ficam mais protegidas das pragas. E se seu cabelo está precisando de brilho, é só esfregar o pó de café usado quando estiver entrando no banho e depois lavar normalmente. Sabia que ele também ajuda no combate às celulites? É só misturar ele com água morna e massagear a região.

‘Azeite cítrico’ pode ser preparado com cascas de frutas

As cascas de laranja, limão e tangerina sempre vão para o lixo. Mas elas podem temperar sua salada. Triture-as e deixe-as descansando durante seis horas em um recipiente com óleo. Depois disso, seu o azeite cítrico estará pronto para ir à mesa. Tudo bem que ele não substitui os benefícios do azeite tradicional, que é feito a partir da azeitona, mas ainda assim é ótimo para dar uma variada nos sabores.

Aproveite as cascas das frutas para preparar uma farofa

As cascas do melão e do abacaxi podem ser mais úteis do que você imagina! A dica aqui é ferver a casca do abacaxi por 20 minutos. Depois é só coar e reservar o suco. O resultado a gente bebe? Nada disso! Cozinhe a casca do melão até que ela fique bem macia. Então refogue cebola e alho no azeite e acrescente a casca amolecida. Aí sim adicione o suco do abacaxi e deixe tudo ferver com sal. Misture com tomate picadinho e farinha de mandioca. Pronto, a farofa fica deliciosa! Aliás, dá para preparar a farofa com a casca de outras frutas, então pode ser criativo na cozinha sem medo.

Sementes viram um tira-gosto saudável

Aquelas sementes de melancia, abóbora e melão que ninguém gosta podem virar queridinhas na hora lanche. Para isso é só lavar elas bem, acrescentar sal e deixar tudo secar por 24 horas. Depois, leve ao forno para tostar e pronto! Esse tira-gosto além de saudável é delicioso.