Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabe como passar pano no chão corretamente? Veja dicas para não errar
Meu Lar 07/06/2021

Você sabe como passar pano no chão corretamente? Veja dicas para não errar

Limpar o piso faz parte da rotina para ter uma casa limpa e higienizada. Mas será que você sabe como passar pano no chão corretamente? Não que exista uma maneira mágica e extraordinária de cumprir essa tarefa doméstica, mas há formas práticas para evitar dores de cabeça durante a faxina. Veja dicas para não errar e deixar o piso brilhando!

1. Varra bem e remova o máximo de sujeira possível

Antes de passar pano, é ideal que você tire a poeira da mobília e varra bem a casa. A sujeira no chão costuma acumular nos cantos dos cômodos e embaixo dos móveis. Se necessário, arraste-os e, com a vassoura, tire o excesso de poeira. Quando passamos pano na casa com o chão ainda cheio de resíduos, acaba sendo necessário repetir o processo mais duas ou três vezes para limpar o piso completamente. Por isso, evite retrabalhos varrendo antes!

2. Água, detergente e água sanitária são ótimos auxiliares da limpeza

A mistura de água, detergente e água sanitária é uma ótima opção para a higienização da casa. Se você desejar, pode utilizar água quente para facilitar o trabalho. Assim, será possível remover sujeiras mais difíceis sem muito esforço. O sabão e a água sanitária são agentes intensos da limpeza, pois ajudam a desinfetar o chão e mantém o espaço mais agradável e saudável – apenas esteja atento para prevenir o desgaste de certos materiais com o uso do composto.

3. Utilize sempre panos limpos e úmidos, não encharcados

O pano molhado é o sugerido para a limpeza em casa, pois ajuda a soltar a poeira grudada no chão e também auxilia na remoção de sujeiras. Mergulhe-o na mistura de água, detergente e água sanitária e torça bem até liberar boa parte do líquido.

Lembre-se que o pano não deve estar encharcado! Quando há excesso de água, o piso demora mais para secar e tende a ficar manchado. Você pode utilizar o pano enrolado em uma vassoura, mas para secar bem o chão o ideal é utilizar um rodo tradicional ou do tipo de mop. Rodos são mais indicados para esta etapa da faxina, pois evitam o acúmulo de água no piso e previnem possíveis acidentes.

Vale lembrar que se o pano também estiver sujo ou empoeirado, o chão não será realmente higienizado e logo você terá que lavá-lo novamente. Procure usar sempre panos limpos e úmidos para obter melhores resultados!

4. Busque produtos que melhor se adaptem ao tipo de piso de sua casa

Dependendo do piso de sua casa, pode ser que o chão fique manchado de acordo com o produto que você escolher usar. É importante você testar e entender qual funciona melhor para o seu espaço.

Por exemplo, o álcool é uma ótima opção para passar em porcelanato, pois previne o surgimento de manchas e remove as bactérias. No caso de piso de madeira, ele não é indicado, pois pode manchar o chão. Neste caso, é preferível o uso de produtos específicos para taco a fim de evitar danos no material.

A mistura de água com sabão também oferece um ótimo resultado para pisos de madeira, mas requer muito cuidado, pois o excesso de água pode levar à corrosão do material ou o surgimento de fungos. Se você optar por esta forma de limpeza, torça bem o pano antes de passar no chão e, logo após, seque bem o solo com um pano seco.

5. Não exagere na quantidade de desinfetante para evitar manchas no chão

Para aqueles que gostam de deixar a casa bem cheirosa e fazem uso de desinfetante, tomem cuidado! Por mais aromático que seja, o excesso do produto pode deixar o chão gorduroso e grudento. Assim, manchas podem surgir com mais facilidade à medida que os moradores da casa andam pelos ambientes.

Veja mais