Limpeza

Como tirar mancha de álcool da madeira

Após remover a mancha de álcool, finalize com um lustra móveis à base de óleo
Após remover a mancha de álcool, finalize com um lustra móveis à base de óleo

O álcool é um item de limpeza doméstica muito comum nas casas brasileiras. Ele é ótimo para a limpeza e desinfecção de superfícies. Porém, em contato com a madeira, esse produto é danoso e pode manchar. Se isso aconteceu com você, não se desespere: com algumas dicas simples, você pode aprender como tirar mancha de álcool da madeira de forma eficiente. Veja nossas dicas e aprenda a acabar com o problema!

Água quente funciona bem para tirar mancha de álcool em pisos de madeira

Uma grande preocupação na hora da faxina, momento em que o álcool é muito utilizado, é acabar manchando o chão. Afinal, como tirar mancha de álcool do piso de madeira? Uma boa alternativa para esse tipo de problema é usar água quente. Aplique um pouco de água fervida na área da mancha e apenas nessa área, pois a madeira não reage bem ao excesso de água e pode acabar estufando. Deixe agir por alguns minutos e logo após, seque completamente com um pano. Finalize com um produto específico para madeira, como a cera líquida.

Para tirar tirar mancha de álcool de móveis de madeira, use palha de aço + detergente

Não só os pisos sofrem com os efeitos do álcool, mas qualquer superfícies que seja feita desse material. Por isso, é bom ter uma opção de como tirar mancha de álcool de móveis de madeira. Nesse caso, uma combinação que pode dar muito certo é a palha de aço, que funciona como uma lixa bem superficial, removendo a camada manchada da superfície de madeira. Você pode usá-la seca ou potencializar com um detergente. Depois, é só usar um lustra móveis para recuperar o brilho perdido e adeus, manchas!

Como limpar pisos e superfícies de madeira

Muitas das manchas podem surgir porque a limpeza de pisos e superfícies de madeira não foi adequada para o material. Como dito anteriormente, evite o contato com a água: a madeira é extremamente porosa e absorve a umidade, o que pode corroê-la por dentro. Por isso, se você mora em locais mais úmidos, onde chove constantemente, é imprescindível lustrar os móveis e pisos com produtos à base de óleo. Para o chão, você pode usar a cera líquida com o auxílio de uma enceradeira. Já nos móveis, polidores como o óleo de peroba costumam ser muito úteis para formar uma camada protetora contra a umidade e fazer com que o material fique preservado. Ah, e é sempre bom lembrar: álcool e madeira não se misturam nem na faxina!

Matérias: Limpeza

Ver mais