Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tipos de vassoura para faxina e qual o ideal para cada ambiente
Meu Lar 21/05/2020

Tipos de vassoura para faxina e qual o ideal para cada ambiente

Você sabia que existe um tipo certo de vassoura para cada tipo de limpeza? Pois é! Além de ser um item indispensável em qualquer faxina, as vassouras possuem características e usos específicos, voltados para um certo tipo de piso ou de limpeza. Por isso nós temos vassouras de cerdas macias, duras, mistas e outros modelos. Confira a matéria para entender melhor sobre o assunto e aprender como você pode aplicar fazer o melhor uso delas em casa!

Vassouras de cerdas duras (ou piaçava) são indicadas para a limpeza de pisos ásperos (e para uma faxina mais pesada)

Para limpar áreas externas – como quintal, varanda, garagem e afins – ou fazer uma faxina mais pesada, as vassouras de cerdas duras (tipo piaçava ou nylon, por exemplo) são os modelos mais apropriados. Além de varrerem muito bem os pisos ásperos e antiderrapantes, elas possuem fibras mais resistentes e ajudam a eliminar grande parte das partículas de poeira sem esforço.

Vassouras de cerdas macias são mais indicadas para pisos delicados, como porcelanato e cerâmica

Ao contrário do último modelo, as vassouras de cerdas macias são indicadas para pisos mais delicados – como piso de taco, madeira, porcelanato e cerâmica, por exemplo – que podem sofrer arranhões durante a faxina. Tenha em mente que você deve utilizar esse modelo para varrer as partículas finas de poeira, sobretudo em superfícies lisas e enceradas. Desse jeito, não tem erro!

Use as vassouras de cerdas mistas para limpar boa parte dos cômodos da casa

Se em algum momento bater a dúvida sobre qual tipo de vassoura usar na limpeza do dia a dia, opte pelo modelo de cerdas mistas. Elas são uma mistura entre os dois principais modelos de vassouras, e conseguem varrer, com eficiência, tanto as poeiras mais finas quanto as sujeiras mais pesadas. Ou seja, uma ótima opção para a limpeza diária dos cômodos.

Vassouras pequenas (ou de mesa) são perfeitas para limpar os cantos da casa

Sabe aqueles cantinhos escondidos da casa que a gente sempre esquece de limpar na hora da faxina? Então, as vassouras pequenas (também conhecidas como vassouras de mesa ou vassouras para cantos) são especialmente feitas para limpar rodapés, frestas, cantinhos difíceis de alcançar e sujeiras pontuais (tipo quando a gente quebra alguma coisa no chão e quer limpar rapidinho). É por isso que elas normalmente já vêm acompanhadas de uma pazinha e são bem mais fáceis de manusear.

Produtos relacionados