Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar piso de taco de forma fácil
Meu Lar 13/02/2020

Como limpar piso de taco de forma fácil

Clássico, rústico e muito elegante! O piso de taco costuma decorar o ambiente de diversos apartamentos, casas e escritórios por aí justamente por conta de suas características tão particulares. Mas, por serem feitos de madeira, é fundamental entender quais são os cuidados necessários com esse tipo de material e saber como limpá-los corretamente. Afinal, eles são sensíveis aos efeitos do sol e da umidade, sendo muito mais propensos a riscos e manchas do que outros tipos de pisos comuns. Pensando nisso, nós preparamos um passo a passo supersimples (e fácil!) para te ajudar a deixar o taco de madeira 100% limpo. Dá uma olhada!

Comece a tirando o pó com uma vassoura de cerdas macias

Nem pense em passar o aspirador de pó nesse tipo de piso! Mesmo que seja um pouquinho mais trabalhoso, a melhor forma de lidar com o acúmulo de poeira, ácaros e sujeiras em geral – sem riscar ou arranhar o taco -, é varrendo o chão com uma vassoura de cerdas macias ou de pelos sintéticos. Este é o único tipo de material que não causará danos.

Faça uma limpeza mais profunda com produtos apropriados para o piso de taco

Depois de varrer o chão apropriadamente, tudo o que você precisa é de um pano bem limpo (ou de um daqueles mops estilo esfregão, usados para lavar e esfregar pisos), água morna, detergente líquido neutro e um desinfetante específico para pisos de madeira. Primeiro, passe o pano levemente umedecido apenas com água morna e detergente por toda a superfície do taco. Em seguida, aplique um pouco de desinfetante sobre o pano e passe-o mais uma vez ao longo do piso.

Por fim, retire qualquer resquício de água com outro pano limpo e seco. Para garantir, passe uma flanela macia por toda a superfície. Estas são as partes mais importantes de todo o processo! Afinal, o excesso de água na madeira pode provocar estufamento, manchas amareladas e até mesmo o desenvolvimento de alguns fungos. E se aparecem algumas machinhas, a solução é utilizar um pouquinho de vinagre de vinho branco com o detergente.

Para deixar o taco com um aspecto brilhoso, utilize o limpador com brilho

Encerar a casa é uma das melhores formas de evitar o desgaste do piso e de devolver aquele lindo aspecto brilhoso. Mas, ao contrário do que é dito por aí, não são todos os pisos de madeira que aceitam esse tipo de procedimento – o taco é um bom exemplo nesse sentido. Sendo assim, a melhor opção é utilizar um limpador com brilho específico para madeiras ou uma cera líquida amarelada.

Evite saponáceos, ceras à base de silicone e qualquer tipo de produto abrasivo

Saber como utilizar os produtos de limpeza corretamente é essencial para manter qualquer tipo de piso longe de problemas. Por isso, qualquer tipo de produto abrasivo, como saponáceos, álcool, água sanitária, esponjas de aço e ceras a base de silicone devem ficar fora da lista de limpeza do piso de taco. Eles possuem um alto poder de corrosão e definitivamente não são indicados para o material.

Veja mais