Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpar piso antiderrapante: o guia para deixar tudo brilhando sem muito esforço
Meu Lar 16/04/2019

Limpar piso antiderrapante: o guia para deixar tudo brilhando sem muito esforço

Os pisos antiderrapantes são geralmente encontrados no lado externo da casa – em garagens, quintais, varandas e principalmente em áreas com piscina, que não podem ser escorregadias. Esse pisos costumam ser mais resistentes a chuvas e intempéries, fora que são bem mais fáceis de lavar. Só que além de fazer uma limpeza diária (aquela varrida para tirar o pó, por exemplo), também é necessário fazer uma lavagem mais profunda de vez em quando. Para te ajudar, nós preparamos um guia simples de como limpar o piso antiderrapante. Confira e aprenda!

Comece tirando o pó com uma vassoura de cerdas duras

O primeiro passo da limpeza, sem dúvidas, é passar uma vassoura para tirar o excesso de poeira e outras sujeiras – como folhas e galhos caídos. Os pisos antiderrapantes são geralmente feitos de pedras, porcelanato ou cimento, que são materiais mais resistentes e mais difíceis de arranhar. Por isso, você pode usar uma vassoura de cerdas duras sem medo para esfregar bem o chão.

Use detergente neutro para remover as sujeiras

Depois de varrer bem o piso, você já pode partir para a etapa da lavagem. Vale lembrar que não é necessário fazer essa limpeza profunda com muita frequência – no dia a dia, basta passar uma vassoura para tirar o excesso de sujeira. No entanto, a cada 15 dias é recomendado que você faça uma lavagem com os produtos certos.

Para remover bem a sujeira impregnada, o mais indicado é recorrer ao detergente neutro. Ele consegue fazer uma limpeza profunda (tirar gorduras e poeiras) e remover manchas superficiais. Portanto, faça uma solução de detergente neutro com água, jogue sobre o piso e esfregue bem com a vassoura de cerdas duras. Vale lembrar que o piso antiderrapante costuma ser bem áspero – por isso, você pode esfregá-lo sem medo.

O lado bom é que os pisos antiderrapantes podem ser lavados com água quente – essa, inclusive, é uma boa dica para tirar sujeiras impregnadas. Você também pode recorrer à lavadora de alta pressão para tirar manchas mais difíceis. Esse equipamento lança jatos de água bem fortes que removem toda sujeira. Depois de lavar bem o piso, basta usar um rodo para tirar o excesso de água.

Reutilize a água da máquina de lavar

Para ter um estilo de vida mais sustentável, uma boa dica é reaproveitar a água da máquina de lavar para fazer faxina no quintal. Ela pode ser facilmente usada para lavar os pisos externos – em especial os de cimento, pedras e outros revestimentos mais resistentes. Por isso, lembre-se sempre de armazenar a água da máquina – assim, você garante uma boa economia e evita o desperdício de água.

Pode usar qualquer produto no piso antiderrapante?

A resposta para essa pergunta é não! Apesar de o piso antiderrapante ser mais resistente, ele não deve ser lavado com qualquer limpador. Produtos como cera (que impermeabiliza o chão) e alvejante, por exemplo, não são tão indicados. O saponáceo pode corroer pisos de porcelanato, granito e outras pedras – portanto, lembre-se de não usá-lo. No entanto, você pode usar limpadores multiuso – que também são muito úteis para tirar a sujeira – e também limpa pisos específicos. O segredo é sempre olhar o rótulo do produto para se certificar de que ele seja adequado ao piso em questão.

Obs.: Você também pode usar um limpa limo para tirar aquela sujeira esverdeada que fica geralmente no rejunte entre placas de cerâmica e de porcelanato.

Veja mais