Economia do lar

As melhores maneiras de economizar água com simples mudanças de hábito

Uma das formas de economizar água é só abrir a torneira quando realmente for usá-la
Uma das formas de economizar água é só abrir a torneira quando realmente for usá-la

Para fugir da temida escassez de água e não pesar a conta no final do mês, economizar é preciso! E para conseguir esse objetivo, vale mudar alguns hábitos simples no dia a dia - como tomar banhos mais rápidos, ter cuidado com a descarga e por aí vai. Então, para te ajudar nessa tarefa, separamos essas e outras dicas que vão fazer toda a diferença na economia de água na sua casa. Confira e aprenda: 

1. Não demorar muito no banho

Uma das principais dicas para economizar água é ter o cuidado de não demorar muito tempo no banho - mesmo nos dias mais quentes! Faça apenas o necessário e, por mais que seja relaxante passar um tempo deixando a ducha cair no corpo, não caia na tentação de perder muitos minutos com essa prática.

2. Feche o chuveiro ou a torneira sempre que a água não estiver sendo usada

Além de não demorar muito tempo no banho, também é importante ter o cuidado de só deixar o chuveiro ou torneira ligados quando necessário - ou seja, quando realmente estiverem sendo usados. Por isso, sempre que for lavar o cabelo, passar sabonete ou escovar os dentes, por exemplo, desligue a água para que ela não fique jorrando sem necessidade. E não precisa nem dizer que o mesmo vale para quando estiver lavando a louça, ok?

3. Varrer em vez de lavar sempre que possível 

Se não estiver fazendo uma faxina daquelas, não precisa usar água sem necessidade para limpar a calçada ou algum cômodo da casa. Procure varrer e, no caso dos interiores, usar um pano levemente úmido para deixar a limpeza em dia sem desperdícios. Ah, e sempre que for usar um balde cheio de água para umedecer panos, não esqueça de reaproveitá-lo em outras funções - como no lugar da descarga do vaso, por exemplo. 

4. Tente reutilizar a água da máquina de lavar

E por falar em reutilização, também é útil reaproveitar a água da máquina de lavar para que ela não seja desperdiçada depois da lavagem das roupas. Nesse caso, também vale usar como descarga ou como aliada dos dias em que decidir fazer uma faxina em algum cômodo, no quintal ou até no carro, por exemplo. Para fazer isso, é só tirar a mangueira de vazão do cano e colocar todo o líquido dentro de um balde para usar onde quiser.

5. Fique sempre de olho na descarga

Parece um erro inofensivo, mas não ficar de olho na pressão da descarga pode prejudicar - e muito! - a tarefa de não desperdiçar água. Isso porque, com defeito, ela pode liberar até 30 litros do líquido a cada vez que for usada. Já pensou no desperdício? Pois é! Seguindo essas dicas, além de ajudar o meio ambiente você verá uma diferença na conta no final do mês.

Matérias: Economia do lar

Ver mais