Limpeza

Limpeza cuidadosa: 4 materiais que é melhor não lavar com água sanitária

A água sanitária pode causar manchas definitivas em tecidos coloridos, por isso evite usá-la na lavagem de roupas
A água sanitária pode causar manchas definitivas em tecidos coloridos, por isso evite usá-la na lavagem de roupas

A água sanitária é aquele produto que não costuma faltar na lavanderia, né? Afinal, ela tem um potencial de limpeza muito grande e pode ser usada de diversas formas. O problema é que ela não se dá muito bem com alguns materiais e, por isso, deve ser evitada em algumas situações. Para que você não corra o risco de errar, nós listamos aqueles que você não deve lavar com água sanitária. Confira e aprenda!

1. Tampa ou assento de vaso ficam manchados  

Muita gente gosta de usar a água sanitária para desinfetar completamente o vaso do banheiro. Só que ela é indicada apenas para a limpeza da parte interna do do vaso (que realmente possui muitos germes e bactérias). Mas quando se trata da limpeza da tampa e do assento do vaso, a água sanitária pode não cair muito bem - com o tempo, ela desgasta o plástico e cria uma coloração amarelada no local. Por isso, o indicado é que você despeje a água sanitária apenas no interior do vaso e deixe-a atuando por alguns minutos. Já para a limpeza da tampa e do assento, você pode recorrer ao álcool ou à clássica mistura vinagre + bicarbonato de sódio.

2. Tecidos coloridos ficam com mancha amarelada 

Também é importante deixar a água sanitária bem distante das roupas coloridas. Isso porque esse produto tem cloro em sua composição. Ou seja, reage com o corante e pode deixar manchas definitivas no tecido. Vale lembrar que existem alvejantes sem cloro (feitos a base de água oxigenada) que não fazem mal a tecidos coloridos. De todo modo, o mais indicado é realizar a lavagem das roupas com outros produtos - sabão clássico (em pó ou em barra), vinagre com bicarbonato de sódio e tira manchas específicos. Produtos abrasivos de forma geral (como água sanitária, saponáceo e cloro) devem ser evitados na lavagem de roupas.

3. Vasilhas e potes de plástico também ficam manchados e desgastados 

Outra dica importante é evitar sempre o uso da água sanitária em vasilhas e potes de plástico. Assim como no caso da tampa do vaso, o plástico desses recipientes também pode ficar amarelado e desgastado com o tempo. Por isso tente usar apenas detergente na lavagem e, quem sabe, um pouco de vinagre para remover cheiros fortes de comida quando necessário.

4.Canos de plástico podem ser corroídos

Algumas pessoas têm o costume de despejar água sanitária em ralos e pias, para que o produto desinfete o sistema de encanamento. No entanto, caso os canos da sua casa sejam feitos de plástico, também é importante evitar o uso da água sanitária - que, como já explicamos, não reage muito bem com esse material. Uma boa alternativa é usar vinagre e bicarbonato de sódio para limpar profundamente e também desentupir os canos da casa. Funciona superbem!

Matérias: Limpeza

Ver mais