Limpeza

Água sanitária ou desinfetante? Descubra quais os usos mais indicados para cada produto de limpeza

É importante usar o produto correto na limpeza da sua casa para evitar problemas futuros, como manchas
É importante usar o produto correto na limpeza da sua casa para evitar problemas futuros, como manchas

Quem não gosta daquele cheirinho de limpeza pós-faxina? Deixar o cômodo livre de sujeira é um dos maiores prazeres de quem cuida de casa, ainda mais porque a tarefa muitas vezes é cansativa e trabalhosa. Por isso, nada como usar os produtos certos para deixar a tarefa mais simples. E é justamente nesse momento que muita gente fica em dúvida. Afinal, quando usar a água sanitária e quando optar pelo desinfetante?

Desinfetante e água sanitária são a mesma coisa?

Antes de mais nada é preciso entender a diferença entre água sanitária - que é um alvejante - e desinfetante. Bem, se você buscar a palavra "desinfetar" no dicionário vai encontrar definições como "purificar" ou "destruir os germes". Portanto, podemos dizer que a água sanitária também é um desinfetante. A grande diferença entre ela e os demais é que ela possui cloro em sua composição, o que é bom e ruim ao mesmo tempo - tudo depende do seu objetivo.

Água sanitária é mais forte e, por isso, mais eficaz

Agora que você já sabe a diferença entre eles, pode dizer qual dos dois produtos de limpeza é mais poderoso? Definitivamente a água sanitária. Esse alvejante é um verdadeiro eliminador de bactérias, e por isso é o mais indicado para limpezas em geral. Isso significa que serve para deixar ralos, azulejos, pisos, pias e banheiros como novos! Não esqueça apenas que é importante diluir a água sanitária em água, porque ela concentrada é muito forte e o seu cheiro pode fazer mal para a saúde.

Tem animais em casa? Use desinfetante!

Água sanitária não é indicada para quem tem bichos de estimação. Isso porque é o produto é muito concentrado, e se os animais lamberem o chão onde o alvejante foi usado podem acabar consumindo seus resquícios, o que resulta em envenenamento. Tudo bem que também há um risco com o desinfetante, mas ele é bem menor. Na dúvida, não deixe os animais entrarem no cômodo que passou pela faxina antes de ter certeza que está tudo seco.

Água sanitária é indicada apenas para roupas brancas

Como você já deve estar careca de saber, a água sanitária é muito famosa por manchar tecido. Por isso, a não ser que a sua roupa seja completamente branca é melhor esquecer essa história de limpar ela com o alvejante. Inclusive, na hora de fazer a faxina com o produto não se esqueça de botar uma roupa velha e que pode manchar. Afinal, acidentes acontecem, e você não vai querer perder uma roupa legal porque ela ficou desbotada pela água sanitária, né?

Para limpar a tampa do vaso prefira o desinfetante

Tudo bem que a água sanitária já é uma velha conhecida de quem limpa vaso sanitário, mas você sabia que ela não deve ser usada na tampa? O alvejante desgasta o plástico, o que vai reduzir o seu tempo de vida útil. Na dúvida, limpe essa parte com desinfetante mesmo.

Não ponha água sanitária em recipientes metálicos

Talvez você tenha decidido colocar um pouco de água sanitária em algum recipiente, para ser mais fácil pegar aos poucos uma quantidade menor do produto. Até aí nada de errado, mas esse objeto não pode ser metálico! Isso porque o alvejante reage de tal forma que acaba liberando metais na água. Aí já viu, né? Nem a sua limpeza e nem o recipiente serão mais os mesmos. Na dúvida deixe qualquer coisa de metal longe da água sanitária.

Matérias: Limpeza

Ver mais