Limpeza

Como manter a casa limpa por mais tempo? Hábitos para adotar o quanto antes

Com pequenos hábitos, como arrumar a cama e varrer a casa todos os dias, a faxina pode render bem mais
Com pequenos hábitos, como arrumar a cama e varrer a casa todos os dias, a faxina pode render bem mais

É uma delícia chegar em casa depois de um dia cansativo e ter a sensação de limpeza, né? Apesar de bom, muita gente fecha a cara na hora de falar de faxina. Afinal, limpar a casa dá trabalho, demanda tempo, esforço e é chato para uma galera... Mas a limpeza não precisa ser uma tortura se houver uma manutenção adequada todos os dias. Com pequenos hábitos, os efeitos daquele faxinão podem durar muito tempo. Duvida? Então se liga nessas dicas que preparamos para você manter sua casa limpinha e cheirosa por muito mais tempo!

Evite a poeira sempre

Uma grande vilã que acaba com a sua faxina é a poeira. Quando ela se instala e permanece deixa as pessoas alérgicas, além de manter tudo visualmente sujo. Uma dica para acabar com a poeira é sempre bater travesseiros, limpar os livros das prateleiras, usar edredons (e não mantas ou cobertores) e sempre limpar bem os ventiladores na hora de fazer a faxina geral. Use sempre aspirador de pó e evite ter uma grande quantidade de objetos pequenos na decoração, porque além de acumular poeira desnecessariamente fica mais difícil limpar depois.

Limpe e lustre seus móveis toda semana

Outra parte importante da limpeza que não deve ser deixada de lado é lustrar os móveis. Pode parecer chato, mas limpá-los é importantíssimo para evitar o acúmulo de sujeira. Quando os móveis são lustrados com produtos específicos, eles criam uma espécie de "película" protetora que impede que a umidade e a poeira se instalem neles. Adquira o hábito de dar uma atenção aos seus móveis uma vez por semana.

Nada de adiar a louça

Aquela velha história de lavar a louça só quando der vontade precisa acabar. O acúmulo de louça na pia é um inimigo da organização no seu lar, principalmente na cozinha, que é um foco de sujeira, bactérias e micro-organismos dentro de casa. Para que isso não aconteça, lave a louça assim que acabar de comer, para evitar formar aquela pilha de talheres, panelas, copos e pratos - a grande motivadora da preguiça.

Arrume a cama todos os dias ao acordar

A cama bagunçada pode parecer inofensiva, mas é o ponto de partida para uma casa desorganizada, principalmente se ela for pequena. Para evitar esse problema muito simples e acabar com a poluição visual, arrume sua cama todos os dias assim que acordar. Se você fizer disso um hábito, nunca parecerá um esforço muito grande organizar os lençóis.

Guarde na hora qualquer coisa que usar

Aquela máxima de "usou, guardou" tem que valer na sua casa todos os dias. Sempre que utilizar qualquer coisa na casa, guarde-a no lugar assim que terminar de usar. Isso vai evitar que as coisas fiquem espalhadas, gerando a desorganização e evitando que algo se perca no meio da bagunça.

Varra a casa e passe pano todos os dias

Esse é o kit básico da sua limpeza diária e deve se tornar um hábito. Para evitar o acúmulo de poeira, pelos (se você tiver pets em casa) e sujeiras cotidianas, é importante que você varra a casa todos os dias, finalizando com um pano embebido em desinfetante ou limpador multiuso para garantir aquele cheirinho gostoso.

Faça faxina semanalmente

Para que a casa fique limpa durante a semana, é necessário tirar um dia - pode ser no domingo, por exemplo - para fazer a limpeza geral. Limpe janelas, persianas, cortinas, lave os pisos e o banheiro, ventiladores, basculantes, fogões, geladeira e afins. Use e abuse dos produtos de limpeza pesada, como água sanitária, desinfetantes, multiuso, saponáceo e outros. Ligue o som, coloque suas músicas prediletas e mãos na massa!

Matérias: Limpeza

Ver mais