Organização

Vai viajar? Veja como deixar a despensa e a geladeira organizada para não estragar comida

  
 
 
       
 Antes de sair em viagem, cuidar da organização da geladeira e da despensa garante um retorno tranquilo.
Antes de sair em viagem, cuidar da organização da geladeira e da despensa garante um retorno tranquilo.

Quando chega o fim do ano, muitas famílias aproveitam as férias escolares para viajar e descansar da rotina. Organizar o passeio inclui escolher o destino, montar o roteiro, arrumar as malas e, claro, deixar a casa em ordem para que o regresso também seja prazeroso. Não importa quantos dias dure a viagem: você vai precisar avaliar a despensa e deixar a geladeira organizada para evitar que alimentos estraguem e causem uma verdadeira bagunça, sem falar no desperdício. Veja a seguir algumas dicas para colocar em prática nas vésperas da sua próxima viagem.

Geladeira organizada: se for desligar o eletrodoméstico, certifique-se de esvaziá-lo

Quando há uma viagem de média à longa duração e a casa fica completamente sozinha, desligar a geladeira da eletricidade parece uma boa ideia para economizar com a conta de energia. Porém, se você pretende manter algum alimento dentro dela enquanto estiver viajando, saiba que é desaconselhável desligá-la.

Inclusive, existe um truque muito simples que te ajuda a descobrir se houve queda de energia enquanto você esteve fora - algo que pode comprometer a qualidade dos alimentos armazenados: encha um copo de vidro com 300 ml de água e congele. Em seguida, coloque uma moeda sobre o gelo e mantenha o copo no congelador durante a viagem. Se a geladeira desligar por falta de energia, o gelo vai derreter e denunciar.

Como organizar geladeira antes de viajar

O segredo de como organizar a geladeira para que ela esteja vazia antes da viagem é planejar as refeições da família e pegar leve nas compras nos dias que antecedem o começo da aventura. No dia anterior à viagem, uma boa dica é apostar em comida congelada, para não ter que lidar nem com a louça, nem com as sobras. A Qualitá tem opções para todos os gostos: o espetinho bovino congelado e as almôndegas de carne só precisam de uma saladinha para virarem uma refeição completa. Já a Lasanha à bolonhesa Qualitá é perfeita para quem não quer desperdiçar nem 1 segundo na cozinha.

Organizar geladeira inclui limpeza interna

Conseguindo ou não esvaziar completamente a geladeira, não saia de casa sem fazer uma limpeza em seu interior. Esse cuidado vai deixar o eletrodoméstico pronto para o uso novamente. Utilize um pano multiuso para limpeza e o detergente neutro Qualitá nessa tarefa.

Caso ela fique ligada, com alguns alimentos dentro, convém jogar fora tudo aquilo que está muito próximo da data de validade. Assim, a chance de contaminação dos alimentos que ainda podem ser consumidos diminui bastante. Os itens perecíveis, como legumes e verduras, podem ser congelados.

Despensa organizada: como cuidar da conservação dos alimentos secos

O maior cuidado na hora de organizar despensa é não deixar nenhum alimento aberto, o que pode atrair bichos e contaminar tudo o que está guardado neste local. Aliás, evite deixar comida em cima da mesa ou de balcões: acondicione os itens em potes com tampa e guarde em armários fechados.

Assim como acontece com a geladeira, a organização de despensa inclui eliminar todos os alimentos que já venceram ou estão próximos do vencimento. Faça uma limpeza nos armários, passando um pano embebido com o Limpador Multiuso Ervas Silvestres Qualitá nas superfícies. Deixe as portas abertas até que esteja tudo seco.

Leve comida na viagem: como organizar despensa para não desperdiçar

Além de procurar fazer receitas que contenham os ingredientes que você já tem em casa na semana que antecede a partida, você também pode levar alguns desses itens, dependendo do estilo da viagem. Se a intenção é ficar hospedado em uma casa de veraneio, onde será preciso cozinhar, uma boa dica é porcionar alguns alimentos que normalmente marcam presença na despensa e consumir durante os dias de descanso. Arroz, feijão, macarrão e açúcar são alguns exemplos de alimentos que podem ir da despensa para a mala. Boa viagem!

Matérias: Organização

Ver mais