Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Despensa organizada: descubra como arrumar os potes de mantimentos de forma prática e eficiente
Meu Lar 26/09/2018

Despensa organizada: descubra como arrumar os potes de mantimentos de forma prática e eficiente

Usar potes de mantimentos é a melhor maneira de armazenar os alimentos na cozinha de casa. Mas, para manter tudo bem organizado, não basta colocá-los dentro de recipientes bem distribuídos no armário e pronto: vale pensar no jeito mais prático possível para facilitar o acesso à despensa no seu dia a dia. Ainda fica perdido com essa tarefa? Vem que a gente te ajuda!

Deixe os mantimentos que você mais usa à vista

Uma das dicas mais importantes para quem busca praticidade com a organização da despensa é procurar deixar o que é mais usado na cozinha à mostra. Dessa forma, além de já ficar com o que é mais importante ao alcance das mãos, também diminuem as chances de você acabar abrindo um novo pacote de determinado mantimento sem necessidade ou de repor nas compras um produto que você ainda tem de sobra. Sabe aquele ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado”? Então.

Organize os potes por tamanhos

Ainda pensando em praticidade e em uma melhor visão geral da sua despensa, outra dica de ouro é organizar os potes por tamanhos – seguindo a lógica dos menores na frente e dos maiores atrás. Assim, a organização do armário vai ficar mais bonita por seguir uma simetria e também não existirá o risco de um potinho menor acabar perdido e esquecido entre os maiores.

Aposte em recipientes transparentes para ficar mais fácil achar o que você precisa

Outra dica para tornar ainda mais fácil achar o que você precisa na cozinha é apostar em potes transparentes – já que, assim, dá para visualizar o que tem dentro do recipiente sem precisar memorizar ou ficar abrindo um por um. Mas se já tiver comprado outro estilo de pote não precisa se preocupar: uma boa dica para deixar sua despensa mais prática é usar etiquetas de identificação à prova d’água. Assim, você consegue marcar o que está guardado sem a necessidade de remover os adesivos sempre que for lavar os recipientes.

Torne tudo mais prático arrumando as prateleiras da despensa por seções

Além de deixar os ingredientes que você mais usa na cozinha à mostra, outra dica para otimizar a organização da sua despensa é dividir os mantimentos por seções. Vale separar uma parte para as embalagens que ainda não foram abertas – com a indicação da validade sempre bem à vista. Também é bom reservar outra área para colocar apenas as latas e os potes – que podem ter, por exemplo, biscoitos e torradas.

Se você tem o hábito de guardar alguns produtos de limpeza junto com a despensa de comida, cuidado! É importante deixá-los bem distantes dos alimentos evitar qualquer risco de contaminação. Reserve um cantinho discreto no armário apenas para eles.

Veja mais

Produtos relacionados