Limpeza

De quanto em quanto tempo temos que limpar a geladeira? Veja truques para tornar a tarefa mais eficiente

Com a ajuda do pano umedecido com detergente neutro a sua geladeira vai ficar livre de bactérias
Com a ajuda do pano umedecido com detergente neutro a sua geladeira vai ficar livre de bactérias

Tudo bem, a gente sabe que poucas tarefas de casa são tão chatinhas quanto a de limpar a geladeira - afinal, é preciso tirar todos os alimentos de dentro com cuidado e passar pano em cada cantinho para evitar mau cheiro e a proliferação de bactérias. No entanto, sabe aquela história do mal necessário? Então, esse é o caso.

Por isso, para te ajudar nessa missão, preparamos uma matéria especial com dicas para deixar a geladeira um brinco e, ainda, a indicação da frequência ideal para evitar o acúmulo de impurezas.

Limpeza pesada deve ser feita de 15 em 15 dias

Para manter a limpeza da cozinha em dia, o ideal é fazer uma faxina completa - sim, aquela que inclui a geladeira - de 15 em 15 dias. Essa medida é recomendada para evitar mau cheiro e para que fique mais fácil acompanhar a validade e o estado dos alimentos que ficam guardados ali.

No entanto, mesmo com essa frequência, um bom truque para manter o aroma sempre agradável é passar um pano com água e detergente uma vez por semana no eletrodoméstico - ou sempre que algum líquido ou alimento for derrubado em alguma parte. Dessa forma, além de fugir dos odores ruins, você vai impedir a proliferação de fungos e bactérias que podem comprometer tudo o que está ali dentro.

Deixe sempre as comidas guardadas em potes fechados ou envoltas em filme plástico

Além de manter uma frequência de limpeza, também é importante tomar alguns cuidados para que o eletrodoméstico fique limpo por mais tempo. Por exemplo: se você tem o hábito de deixar a comida da semana ou a marmita do trabalho já prontinha na geladeira, tenha sempre o cuidado de guardar tudo em um pote fechado ou em um prato envolto com filme plástico. Assim, você consegue evitar o odor e impede que a comida estrague até ser consumida.

A parte do hortifrúti também precisa de cuidados específicos para que não acabe estragando dentro da geladeira. O principal deles é, depois da higienização, secar tudo com papel toalha ou um pano de prato limpo, já que a umidade acelera a deterioração dos alimentos.

Passo a passo para limpar a geladeira

1. Para começar, retire todos os alimentos de dentro da geladeira. Aproveite esse momento para verificar a validade e ver o que permanece e o que já precisa ser jogado fora.

Dica: Para que eles não estraguem ou acabem esquentando enquanto você faz a limpeza, coloque tudo dentro de uma caixa térmica ou de isopor;

2. Feito isso, para começar a limpeza desligue a geladeira da tomada para evitar acidentes;

3. Agora, comece pelas partes removíveis - como prateleiras, gavetas e grades, por exemplo. Retire tudo de dentro do eletrodoméstico e limpe com uma esponja e detergente neutro;

4. Depois, enxágue tudo e seque com um pano limpo;

5. Limpou todas as partes removíveis? Ótimo! Então, agora é hora de fazer a faxina no interior da geladeira. Use mais uma vez a esponja com detergente neutro para remover todas as impurezas;

6. Utilize um pano levemente umedecido para retirar o excesso de produto e, em seguida, use outro paninho limpo para secar;

7. Agora, na hora de limpar a parte de fora, todo cuidado é pouco para que a geladeira não acabe cheia de arranhões! O processo é o mesmo da parte interna: esponja (o lado macio, por favor, para não arranhar) com detergente neutro ou bicarbonato de sódio + pano umedecido para tirar o excesso + pano limpo para secar. Ah, e não esqueça de fazer a limpeza nas laterais e na parte superior da geladeira, ok?

8. Agora, para finalizar, é só encaixar novamente as partes removíveis e reposicionar os alimentos;

9. Pronto: sua geladeira está limpa!

Matérias: Limpeza

Ver mais