Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Geladeira organizada: como evitar sujeira e desperdícios
Meu Lar 09/09/2021

Geladeira organizada: como evitar sujeira e desperdícios

Você deve saber que manter a geladeira organizada é superimportante, mas essa é uma tarefa que nem todos dominam como fazer. Apenas limpar o refrigerador por fora para tirar mancha não é o suficiente para garantir a vida útil do eletrodoméstico! Higienizar constantemente a parte interna do refrigerador e separar corretamente os alimentos nas prateleiras é de fundamental para evitar o desperdício de alimentos. Veja agora se você sabe como organizar geladeira e as dicas para não errar no processo!

Limpar refrigerador é primeiro passo para ter geladeira organizada

Antes de organizar geladeira, realizar uma limpeza pesada faz toda a diferença! Após certo tempo sem a higienização adequada, o refrigerador pode apresentar mau cheiro devido ao acúmulo de sujeiras ou o odor dos alimentos que estão perto de estragar. Então, comece descartando as comidas que estão estragadas ou perto de vencer a validade.

Use pano úmido e detergente para limpar geladeira

De quanto em quanto tempo você limpa a geladeira? Garanta a limpeza básica semanal com a Flanela Qualitá e o Detergente Líquido Qualitá Clear que não deixa cheiro! Essa dupla vai ajudar a remover toda a sujeira e manter o eletrodoméstico higienizado. No caso de uma limpeza mais pesada, você pode usar o lado liso da Esponja Multiuso Qualitá para higienizar junto com o Limpador Multiuso Qualitá e até mesmo remover as prateleiras e gavetas para lavá-las diretamente na pia. Dá um trabalhinho, mas oferece mais saúde para sua casa!

Como organizar geladeira: divida alimentos por prateleiras e áreas de refrigeração

Veja como arrumar geladeira de acordo com a divisão mais indicada dos alimentos, de onde deve ir cada item no refrigerador.

1ª prateleira: laticínios e frios

A parte superior da geladeira é a mais fria. Por isso, é o local ideal para conservar alimentos como queijo, presunto, leite, manteiga etc. Se o seu refrigerador tiver uma gaveta de frios, melhor ainda! Deixar as comidas no topo não só ajuda a manter a qualidade para o consumo, mas também facilita na hora de retirar os alimentos para o café da manhã e lanche.

2ª e 3ª prateleiras: sobremesas, frutas cortadas, ovos, legumes cozidos e restos de alimentos das refeições

As sobremesas, frutas cortadas e ovos podem ficar na 2ª prateleira, pois não precisam de extrema refrigeração para continuarem conservados. Não coloque os ovos na porta da geladeira em nenhuma hipótese! As frutas inteiras que não estiverem muito maduras ficam melhor fora do eletrodoméstico.

O que sobrar do almoço e do jantar pode ser reaproveitado deve ser guardado nas 2ª e 3ª prateleiras da geladeira em potes herméticos, pois as panelas não devem ir para o refrigerador. Legumes cozidos também devem ser alocados na mesma região e consumidos completamente em poucos dias para evitar que estraguem.

4ª prateleira: garrafas de água e itens mais pesados

As garrafas de água, refrigerantes e sucos devem ficar na última prateleira por serem mais pesados. Também é um bom espaço para descongelar carne no refrigerador (apenas tome cuidado para não deixar escorrer o líquido da proteína).

Gaveta: verduras e legumes crus

A gaveta é um espaço hermético ideal para conservar as verduras e legumes. O ideal é higienizar previamente as verduras, mas lavar os legumes apenas quando for consumi-los. Lembre-se de comprar a quantidade correta de orgânicos e de conservá-los em Sacos com Zíper para Freezer e Geladeira Qualitá para manter a limpeza do eletrodoméstico.

Porta: molhos e condimentos

Na porta da geladeira, não devem ficar itens pesados. Priorize o armazenamento de molhos e condimentos, como maionese, alho, pimenta-do-reino etc.

Invista em potes e saquinhos para manter geladeira organizada e evitar desperdício

A melhor maneira de evitar o desperdício ao organizar geladeira é investir em potes e saquinhos para a conservação dos alimentos. Por exemplo, coloque o resto das refeições em potes herméticos; as frutas cortadas em tigelas cobertas com papel filme e as verduras e legumes em saquinhos de plástico. Além disso, tenha atenção sobre o que fica dentro ou fora da geladeira para reduzir o descarte de alimentos estragados!