Economia do lar

O tutorial completo de como economizar energia e água

Desligar lâmpadas durante o dia e aproveitar luz natural é forma de  economizar energia elétrica
Desligar lâmpadas durante o dia e aproveitar luz natural é forma de economizar energia elétrica

O debate de como economizar energia e as dicas de como economizar água tem sido um tópico muito importante nos dias atuais. Mudar os hábitos ajuda a aliviar o peso das contas de casa, além de ser uma ótima maneira de buscar opções mais sustentáveis para o meio ambiente. Com pequenas atitudes, podemos corrigir erros e diminuir o desperdício. Então, veja agora o tutorial com 10 dicas bem fáceis para você saber como reduzir o consumo de água e economizar energia elétrica!

5 dicas de como economizar energia

1. Aproveite luz natural ao máximo e controle uso das lâmpadas à noite

Sabe aquelas tarefas que você só consegue fazer em locais bem iluminados? Se você puder optar por realizar essas atividades durante o dia com luz natural, você vai economizar energia elétrica que é uma beleza!

Porém, nem sempre podemos fazer tudo durante o dia e precisamos recorrer ao consumo de energia à noite. Para reduzir o uso nesses casos, desligue as luzes dos cômodos em que não há ninguém e lembre-se de apagar as lâmpadas ao sair do local. Além de gastar menos energia, você vai sentir diferença até na temperatura do ambiente!

2. Dê preferência por lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são as favoritas para quem quer saber como usar menos energia elétrica e mesmo assim ter uma boa iluminação em casa. Vale o investimento!

3. Opte por banho frio sempre que possível

O chuveiro elétrico consome bastante energia da casa, principalmente em banhos mais demorados. Então, escolha tomar banho frio sempre que puder para uso consciente de energia elétrica!

4. Desconecte eletrônicos da tomada

Os eletrodomésticos possuem um "modo de espera" quando estão desligados, o que faz com que eles gastem energia mesmo sem serem efetivamente utilizados. Por isso, descubra quais são os aparelhos que consomem muita energia e desconecte-os da tomada para evitar excesso desnecessário.

5. Evite uso de ferro de passar roupa

Há várias formas de desamassar a roupa sem usar o ferro de passar! Ao colocar as roupas no varal, use cabides para que as peças sequem sem as marcas de prendedor e bem esticadas. Assim, você consome menos energia e ainda poupa tempo na hora de sair.

Como economizar a água: 5 dicas

1. Feche a torneira ao lavar louça e escovar os dentes

Quando estiver lavando louça ou escovando os dentes, fechar a torneira é uma das maneiras de economizar água. A dica é ensaboar os utensílios com a Esponja Multiuso Qualitá e enxaguar tudo de uma vez. No banheiro, escove os dentes com a torneira fechada e só abra após terminar a escovação.

2. Reutilize água de lavagem de roupa para outros fins

Seja a água que a máquina de lavar descarta ou do remolho de peças no balde, reutilizar o líquido para outras tarefas é uma das formas de poupar água! Dá para lavar o chão da área externa, da garagem, limpar o carro ou mesmo dar descarga no banheiro.

3. Use máquina de lavar após juntar quantidade relevante de peças

Além de ter um consumo de energia elevado, a máquina de lavar também usa bastante água. Por isso, é bom juntar uma quantidade de roupas sujas no cesto antes da lavagem. Assim, você reduz as vezes que o eletrodoméstico é usado e ajuda a poupar água e energia com pequenas mudanças de hábito.

4. Tome banho menos demorado com auxílio de cronômetro

Ficar menos tempo no chuveiro é uma das respostas de como podemos economizar água. Se julgar necessário, cronometre o tempo de banho e busque ficar entre 3 e 5 minutos debaixo d’água apenas.

5. Tenha atenção a vazamentos

Pequenos vazamentos podem significar muita coisa! Preste atenção às pias, chuveiros, torneiras e mesmo privadas. Se encontrar um vazamento, busque consertá-lo o mais rápido possível para evitar desperdício.

Matérias: Economia do lar

Ver mais